Segundo o supervisor de Imposto de Renda da Receita Federal em Goiânia, Jorge Francisco Martins, cerca de 50 mil declarações goianas serão retidas na malha fina em 2016. Para conferir, o contribuinte deverá consultar o extrato disponível no portal e-CAC (www.cav.receita.fazenda.gov.br)

Cair na malha fina não significa, necessariamente, ter um problema com a Receita. Quando entram na malha fina, as declarações ficam retidas para correção de erros, e as eventuais restituições são pagas após o problema ser resolvido, nos chamados lotes residuais do IR. Em 2016, as restituições do IRPF serão pagas em sete lotes, de junho a dezembro. Idosos com mais de 60 anos têm prioridade no recebimento.

A partir da próxima segunda-feira, dia 02 de maio, os contribuintes podem retificar a declaração. Para isso será preciso atualizar a nova versão do programa, disponível na página da Receita Federal na internet. “A maioria dos contribuintes retifica para corrigir informações e acaba tirando a declaração da malha fina. Só é possível retificar o documento se este não estiver sob procedimento de fiscalização”, explica.

Fonte: O Popular