O Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO) realizou, nesta quarta-feira, 09, a palestra IFRS e CPC´s: a percepção dos contadores do estado de Goiás em relação ao processo de adoção das normas internacionais de contabilidade, na sala de treinamento da entidade, ministrada pelo professor Fábio da Silva de Almeida, pesquisador e doutorando pela Wisconsin University, nos Estados Unidos.

O destaque da palestra foi para o IFRS, na sigla em inglês International Financial Reporting Standards, que significa Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade. As práticas brasileiras de contabilidade mudaram a partir de janeiro de 2010 e convergiram ao sistema das IFRS.

É aí que surge o papel do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). O CPC nasceu a partir das entidades CFC, Ibracom, Bovespa, Fipecafi, Apimec e Abrasca. O objetivo é avançar na modernização e atualização dos preceitos e normas da contabilidade. Com isso, a necessidade de realizar eventos para atualizar o profissional da contabilidade torna-se fundamental.

Na palestra, realizada a partir de uma pesquisa feita com os contadores de Goiás, Fábio Almeida mostrou os vários caminhos que o contabilista deve tomar para não ficar perdido nessa nova era da profissão. Ele conta que é importante a mudança de paradigma e as normas internacionais de contabilidade estão aí para tentar essa ruptura com o sistema convencional que é aplicado.

“O profissional deixa de ser o contador tributário e passa a prestar serviço para a sociedade. E dali saem os ajustes fiscais. O mais importante é identificar os pontos de fragilidade, onde está faltando conhecimento e dedicação do próprio contador em busca disso”, explicou Fábio. Ele ressaltou ainda o porquê da ênfase na busca de se atualizar. “Isso forma uma massa de conhecimento muito importante para a educação continuar. Pode ser que as empresas estejam demandando de assistência e não temos tantos profissionais atualizados e capazes de suprir essa necessidade”, ponderou o professor.

Na palestra, o professor Fábio Almeida abordou temas relacionados a cultura e prática contábil que são influenciadas pelos aspectos fiscais e regulatórios, ordenamento jurídico, a importância de incentivar a carreira acadêmica do contador brasileiro, crise econômica atual, entre outros assuntos.

“No Brasil temos aproximadamente 300 doutores em contabilidade, enquanto que nos Estados Unidos existem cerca de 8 mil. Esse número reduzido em nosso país é, na maioria das vezes, porque quem decide fazer um doutorado tem de ir para o exterior e largar tudo o que tem aqui”, explicou Fábio Almeida.

Com relação a crise econômica que assola o país, o palestrante mostrou-se otimista e disse que tudo é questão de tempo. “Não podemos desanimar com tudo o que está acontecendo no Brasil. Vai passar. E, claro, temos que continuar em um sistema democrático”, afirmou o professor Fábio. “Essa crise se diferencia de outras que já tivemos na história. Primeiro por causa da nossa situação política. É muito associável ao que está acontecendo. Por outro lado, nós temos uma crise de gestão. Não tem como o país crescer, se não tiver gente preparada”, considerou o professor.

A contadora Polyana Rodrigues assistiu a palestra e destacou a importância do evento e o que conseguiu aprender do conteúdo exposto. “Eu pude perceber os diversos mecanismos que ainda não utilizamos e que podem melhorar o nosso contexto dentro das atividades contábeis e até fora. O professor propôs uma nova mentalidade e abordagem com relação a negócios, relacionamento com o cliente”, contou Polyana.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Marciel Augusto, destacou a figura do professor Fábio e o tema da palestra. “O professor Almeida dispensa comentários e está subindo mais um degrau na vida dele com o doutorado. O tema da palestra foi bastante oportuno e trouxe o que está acontecendo no mundo em termos de contabilidade propriamente dita”, avaliou Marciel.

A pesquisa que foi base para a palestra do professor Fábio Almeida é realizada pela Unicamp e tem como objetivo identificar o ambiente atual de adequação e desenvolvimento às normas internacionais de contabilidade e entender o perfil do profissional contábil por meio de sua percepção.

Ao final da palestra foi sorteado um Ipad mini para quem respondeu a pesquisa. A ganhadora foi Nelci Luiz de Aguiar que não estava presente, mas recebeu o prêmio.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro