Antes de dar o peixe, o ideal é ensinar a pescar. Quando se trata de acesso a crédito para micro, pequenas e médias empresas, instituições financeiras estão oferecendo mais do que apenas produtos e serviços porque perceberam que é preciso educar o pequeno empresário de hoje, que poderá ser o grande empreendedor de amanhã. Nesse sentido, eles oferecem cursos de capacitação e de educação financeira que ajudam na escolha do financiamento certo para cada necessidade.
O Banco Santander é uma das instituições que oferecem educação e capacitação. As pequenas empresas hoje, no banco, equivalem a R$ 31,9 bilhões na carteira de crédito, ou 29% de toda a carteira pessoa jurídica do Santander. “Além dos produtos criados para as pequenas e médias empresas, temos no portal Santander Empreendedor cursos online e orientações para este empresário buscar o melhor produto para o seu negócio. Agora, no segundo semestre, vamos intensificar o programa de giro bonificado, com foco no 13º salário. Além disso, criamos um atendimento presencial personalizado para este cliente”, diz Paulo Duailibi, superintendente executivo de Produtos de Varejo do Santander. Outros bancos também oferecem informações sobre educação financeira e orientações de crédito em seus portais na internet. Caso do Itaú e Bradesco, que têm linhas de crédito específicas para micro e pequenos empresários e dicas sobre como escolher o melhor financiamento.
No ano passado, o BNDES financiou R$ 63,5 bilhões em operações para empresas de menor porte. Este ano, até abril, foram R$ 19 bilhões. Os valores incluem as operações indiretas realizadas pelos agentes financeiros com recursos do banco de fomento. Muitos bancos são parceiros do BNDES na concessão de crédito e criam também suas próprias linhas de financiamento.
Fonte: Brasil Econômico