O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou nesta quarta-feira, 19, no auditório da entidade a palestra Bloco K (EFD) sem terrorismo, das 9h às 11h. Ministrada por Dante Barini, a palestra demonstrou como funciona a versão digital do livro de registro e tirou dúvidas dos participantes com relação a nova exigência fiscal.

O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, fez a abertura da palestra e ressaltou sobre as prerrogativas do Conselho – Registrar, Fiscalizar e Promover e Educação Continuada. Edson falou ainda sobre a importância de participar dos cursos e palestras do CRCGO.

O Bloco K está inserido na Escrituração Fiscal Digital (EFD), projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), e tem como foco acabar com a sonegação fiscal. As empresas equiparadas a indústrias ou atacadistas deverão apresentar uma vez por mês à Receita Federal o controle de toda a produção e estoque na versão digital. Quem deixar de colocar informações no Bloco K estará sujeito a multas e outras sanções.

“É preciso que o contador se conscientize da responsabilidade que eles terão com o Bloco K. Na palestra eu fiz um panorama geral sobre o que é o projeto e o envolvimento que o contador terá com seus clientes. Claro, o profissional contábil não irá mexer com o Bloco K sozinho. Ele precisa de uma interação com o cliente para conseguir colocar as informações necessárias”, afirma Barini.

O contador Marcelo Gonçalves revela que já está se preparando para trabalhar com o Bloco K na empresa em que atua, e que a palestra lhe proporcionou muito conhecimento. “O professor Barini explicou em detalhes como nós contadores poderemos agir e consegui expandir os horizontes sobre o tema”, relata.

A palestra Bloco K (EFD) sem terrorismo foi realizada em parceria com a Alterdata Software e contou com a participação de 26 pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro