Com o tema “Contador 2.0”, o palestrante Roberto Dias Duarte, orientou os participantes da XI Convenção de Contabilidade de Goiás. Segundo ele, a contabilidade e as técnicas contábeis do Brasil já estão internacionalizadas, porém os quase 50 mil escritórios contábeis do Brasil ainda carecem de gestão e precisam se entender como empresas. “Para ter uma empresa, não basta abrir e ter um CNPJ. A gente precisa ter planejamento estratégico, planejamento mercadológico, planejamento financeiro e planejamento de recursos humanos. Eu levei aos participantes as melhores técnicas de gestão para o mundo contábil. Temos que internacionalizar não apenas a execução como também a gestão contábil em nosso país”, opina.

Dando enfoque a burocracia, o palestrante reforçou que embora o País esteja entre os mais burocráticos do mundo, esse fato não impede de o profissional contábil estabelecer planejamentos estratégicos. “O Brasil é o país mais burocrático do mundo, isso atrapalha a execução contábil, mas planejamento estratégico não tem burocracia, tem metodologia de gestão e negócios, e isso só depende do empreendedor, tão somente da sua vontade de ter uma empresa com lucro, satisfação de clientes e satisfação para os próprios acionistas. A burocracia não pode ser desculpa para falta de planejamento estratégico nas pequenas empresas do Brasil”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise