Agora vai ficar mais fácil solicitar uma certidão específica da empresa. A Junta Comercial de Goiás vai disponibilizar o serviço pela internet a partir do dia 28 de setembro. “Assim como já acontece com a emissão da certidão simplificada e de inteiro teor, o empresário vai entrar no portal de serviços da Juceg e fazer o pedido online”, explica o presidente da Junta Comercial, Rafael Lousa. Com a novidade, todos os tipos de certidões da empresa poderão ser emitidos pela web, exceto a específica a relatar cujo sistema ainda encontra-se em desenvolvimento.

Como funciona – A emissão da certidão específica foi totalmente automatizada e o documento será validado via internet. O sistema identifica que houve o pagamento do boleto e libera a impressão da certidão pela web. Com a medida, a Junta Comercial economizará na impressão de papel timbrado e não precisará adquirir selos para chancela das certidões que terão código de autenticação via internet. A validade do documento poderá ser atestada a qualquer momento por meio de consulta à página da Juceg.

Certidão específica – A certidão, conhecida também como certidão de breve relato ou nada consta, mostra um extrato de informações atualizadas sobre a empresa. “Pode-se solicitar uma certidão, por exemplo, para comprovar a existência de registros de empresas em nome de pessoa física ou a participação de alguém em sociedades empresariais”, explica Lousa. De acordo com o presidente, o prazo para a disponibilização da certidão para download começa a contar após o reconhecimento do pagamento da taxa cobrada para a realização do serviço e varia de acordo com o tipo de informação solicitada.

Como solicitar – Para solicitar a certidão, o usuário deve se cadastrar no Portal de Serviços da Juceg, realizar o login no sistema, acessar o link Certidão WEB e escolher o tipo de certidão que pretende emitir. O usuário deve gerar o boleto de arrecadação para o pagamento do DARE, requisito essencial para a emissão da certidão. O andamento da solicitação pode ser acompanhado também pela internet.

Informações – Na dúvida, o usuário dos serviços da Juceg pode acessar tutorial com a solução para as principais questões sobre a emissão da certidão específica no site www.juceg.go.gov.br. Um canal de comunicação exclusivo também foi criado para orientar os usuários (certidaoespecifica@juceg.go.gov.br) e o Serviço de Informação ao Cidadão da Juceg está disponível para o atendimento pelo telefone (62) 3252-9200 – Opção 1.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Juceg, por Alessandra Lessa/ Izabella Santiago