O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) iniciou em janeiro deste ano a fiscalização eletrônica de profissionais e organizações contábeis. Por meio do novo sistema, que será implantado durante o ano de 2015, todos os procedimentos de fiscalização serão executados de forma eletrônica. Serão averiguados Decore, Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, Escrituração Contábil, Demonstrações Contábeis, Perfil do executor de serviços contábeis, Alterações Contratuais do escritório, além de Perícia e Auditoria.

A implantação da Fiscalização Eletrônica nas Regionais também deve ser imediata. A ideia principal é de que Sistema CFC/CRCs ganhe mais agilidade e eficiência na fiscalização. Inicialmente, o CRC deverá enviar um email com o link de cadastro para toda a classe contábil. Logo em seguida, o Conselho enviará novamente outro email com um link que será usado para o contabilista enviar todas as documentações de seus respectivos clientes, eletronicamente.

Este é o fim da visita in loco, no entanto, ao cliente que insistir de que a fiscalização ocorra presencialmente, o agente de fiscalização do CRC deverá ir até o local fazer as devidas operações fiscalizatórias pessoalmente. De acordo com o Manual de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs, todos os profissionais e organizações contábeis podem ser fiscalizados a cada três anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, com informações da Comunicação CFC