O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, representou o presidente, José Martonio Alves Coelho, na abertura da 5ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, realizada neste dia 3 de agosto, em São Paulo. O evento é promovido pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

A programação da Conferência conta ainda com a participação de vice-presidentes do CFC em três painéis. Na manhã desta terça-feira (4), a vice-presidente Técnica, Verônica Souto Maior, foi debatedora no painel “Atualidades das IFRS”, cujo palestrante foi Amaro Gomes, membro doInternational Accounting Standards Board.

Às 14 horas, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Zulmir Breda, participa do painel “Regulação da profissão”. E, no último painel da 5ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria, às 16 horas, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, faz apresentação no painel “Leis anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro”.

Solenidade de abertura

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil deu o pontapé inicial para a realização da 5ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente. O evento acontece entre hoje e amanhã, 3 e 4, na Amcham Business Center, em São Paulo.

O presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, Idésio Coelho, em seu discurso destacou os esforços do Ibracon em sempre preparar uma programação para a Conferência que seja repleta de assuntos atuais e de grande impacto para os profissionais de firmas de auditoria de todos os portes.

Idésio Coelho também ressaltou a importância do tema “Limitação de Responsabilidade do Auditor Independente”, amplamente abordado da última edição do evento. “Este tema continua na agenda do Instituto, mas para esta edição trouxemos outras discussões complementares, como o aprimoramento dos mecanismos de governança corporativa e prevenção a fraudes”, ressaltou.

Zulmir Ivânio Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade, destacou a “admirável trajetória do Ibracon em prol da auditoria independente e a relevância da atividade”. Zulmir Ivânio Breda também ressaltou a sinergia existente entre o Sistema CFC/CRCs e o Ibracon e a importância de eventos como a Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente para a profissão contábil.

Durante a abertura, também foi realizada a premiação dos vencedores do prêmio Transparência de Jornalismo e Universitário: Edição 2014. A jornalista Suzana Liskauskas, do Jornal Valor Econômico, o aluno Adalberto Hott Raminho, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (MG), sob orientação da professora Ana Carolina Vasconcelos Colares, foram premiados com uma viagem internacional.

Fonte: Comunicação CFC