Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis receberam recentemente, por meio de Ofício, informações sobre a modernização da Biblioteca do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), localizada na sede do CFC, em Brasília (DF).  Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda “é importante que profissionais e coordenadores do curso de Ciências Contábeis tenham acesso gratuito ao nosso acervo, hoje considerado um dos mais importantes por abrigar a história da contabilidade brasileira”, avisa Zulmir.

Considerada uma das maiores do Sistema CFC/CRCs, a Biblioteca do CFC foi inaugurada em 16 de novembro de 1973, pelo então presidente Ivo Malhães de Oliveira, e conta com obras que enfocam, específica ou correlativamente, assuntos afetos à área contábil.

A Biblioteca é regulamentada pela Portaria CFC n.º 73/2009, tendo como finalidades promover o suporte informacional à classe contábil e aos estudantes de Ciências Contábeis, armazenar e fornecer subsídios doutrinários e jurisprudência necessários ao estudo e à compreensão da doutrina e da aplicação da Contabilidade.

Recentemente, a Biblioteca foi reformulada e modernizada com a intenção de facilitar o acesso do usuário ao seu acervo, agregando dinamismo, interatividade e multidimensionalidade do serviço, e a informação, com elevado grau de confiabilidade e rapidez.  Para o vice-presidente Zulmir Breda, “a modernização permitirá, ao público em geral, o acesso remoto ao nosso acervo, via internet, principalmente com a aquisição do software de gestão, tornará a biblioteca mais acessível ao público em geral, ou seja, o acesso digital poderá ser acessado, via internet, gratuitamente”.

Por meio da base de dados da Biblioteca do CFC (http://www.portalcfc.org.br/biblioteca/), os usuários poderão ter acesso, na íntegra, a mais de quatro mil itens bibliográficos, muitos deles publicados por periódicos especializados, como a Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), a Revista Pensar Contábil, a Abracicon Saber, revistas de Instituições de Ensino Superior, entre outras.

Para saber mais

Considerada uma biblioteca híbrida, a Biblioteca do CFC conta com um acervo de 16.500 itens bibliográficos, uma coleção completa das revistas de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs, além de periódicos internacionais. No escopo de suas atividades, é possível visualizar o conteúdo digital para pesquisa na base de dados; realizar levantamento bibliográfico; fornecer cópias eletrônicas, entre outros serviços.

Fonte: Comunicação CFC