Os contadores que pretendem seguir a carreira de auditor independente podem começar a se preparar para o Exame de Qualificação Técnica de 2014. O Conselho Federal de Contabilidade publicou, nesta terça-feira (20), o edital do 14º processo de avaliação que possibilita o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e habilita os profissionais para a atuação no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados.
O Auditor Independente exerce papel fundamental para assegurar credibilidade às informações financeiras da empresa. Entre as principais atividades desempenhadas, está a elaboração de um relatório com parecer sobre posição patrimonial e financeira, tais como o resultado das operações feitas pela instituição, as mudanças no patrimônio líquido e as origens e aplicações dos recursos utilizados pela empresa. Após a crise financeira mundial, o auditor independente virou peça fundamental para a eficiência do mercado.
Os bacharéis em contabilidade poderão se inscrever para o EQT no período de 10 de junho a 10 de julho, pelo site do Conselho Federal de Contabilidade. O exame é composto por uma prova geral e duas específicas, cada uma no valor de R$ 150. A primeira é sobre Qualificação Técnica Geral e todos os candidatos devem participar. Nas específicas, os contadores podem realizar a prova para atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); ou para trabalhar em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
As provas do 14º Exame serão realizadas no mês de agosto, nas seguintes datas: dia 25, Qualificação Técnica Geral; dia 26, específica para Banco Central; e, dia 27, específica para Susep. Todas as provas serão aplicadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília-DF.
Fonte: Comunicação CFC 21/05/2014