O Conselho Federal de Contabilidade publicou no dia 14 de fevereiro a NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, atualizada após oito anos. O Código tem por objetivo determinar a correta conduta do profissional da Contabilidade no que se refere às suas atividades e a classe contábil.

Dentre as atribuições incluídas no Código, estão o exercício da profissão com zelo, aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade de forma adequada, bem como manter a independência profissional e a imparcialidade para com as matérias que são objeto de seu trabalho, ser solidário com colegas de classe, entre outras informações.

A NBC PG 01 reforça a necessidade de o contador informar seu registro profissional em qualquer trabalho assinado como contador, propostas comerciais, contratos e anúncios. Permanece sendo absolutamente proibido denegrir a classe contábil, por meio de propagandas, depreciar o trabalho de outros colegas de classe, sob o risco de sofrer penalidades aplicadas pelo CFC.

O Novo Código de Ética Profissional do Contador entra em vigor no dia 1º de junho de 2019.

Acesse o Código de Ética do Contador

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO