Com 4.950 votos, 54,31%, a Chapa 1, representada pelo contador Elione Cipriano da Silva, venceu as eleições para o quadriênio 2015-2019 do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). A Chapa 2, obteve 3.148 votos, ou seja 34,55% da votação.

A eleição, que ocorreu entre as 8h do dia 17 e 18h do dia 18 de novembro, ininterruptamente, marcou a renovação de 1/3 (um terço) do Plenário, conforme Resolução do CFC nº 1.480/2015. Ao todo, foram 9.112 votos computados em Goiás, sendo que 1.014 profissionais votaram em branco, o que representa um percentual de 11,13%.

Desde o início do pleito, foi disponibilizado um link para acompanhamento da evolução da votação. A cada 10 minutos, o quadro era atualizado e mostrava o número total e o percentual de votos no Brasil; o número de votos e o percentual de cada estado e do Distrito Federal; e, por meio de um gráfico, apresentava o número de votos a cada intervalo de 10 minutos.

“A eleição aconteceu dentro da normalidade, o que é fruto de um trabalho de meses de planejamento”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão Eleitoral, Aécio Prado Dantas Júnior. Segundo ele, o processo foi revestido de todos os cuidados com a finalidade de manter a lisura e a transparência do pleito. “A prudência e precaução estavam tomadas desde o início. Empresas de auditoria e softwares especializados foram contratados com o fim de manter a segurança e a tranquilidade do processo eleitoral. No geral o resultado foi satisfatório, proporcionando comodidade ao profissional da contabilidade”, destaca.

Outro item interessante é que o sistema registrou 4.454 acessos do exterior – oriundos de 68 países. Os acessos não significam, necessariamente, que houve votos.

Só puderam votar contadores e técnicos em contabilidade que se encontravam em situação regular no CRCGO até o dia 6 de novembro de 2015. Ao profissional que estava regular, mas que deixou de fazer a votação, imediatamente após o encerramento da eleição no Conselho Regional, terá o prazo de 30 dias consecutivos para a apresentação, via internet, de justificativa por não ter votado, ou seja, o prazo se encerra no dia 18 de dezembro de 2015.

Os componentes da chapa vencedora tomarão posse a partir de janeiro de 2016, ocasião em que selarão um compromisso de defender a classe contábil perante a sociedade, levando aperfeiçoamento e valorização ao profissional, com base nos três pilares exercidos pelo CRCGO: Registrar, Fiscalizar e Promover a Educação Continuada.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves