O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) estão trabalhando em parceria para a expansão contínua das oportunidades de estágio e aprendizagem para os estudantes goianos. Atualmente, cerca de 300 estudantes, que frequentam regularmente o curso de Ciências Contábeis já integram o programa de estágio administrado pelo CIEE em empresas e órgãos públicos em todo o Estado. A parceria visa conscientizar escritórios de contabilidade e os profissionais liberais sobre a possibilidade legal de oferecer estágio dentro do campo de formação do jovem. Segundo o artigo 9º da Lei 11.788/2008, mais conhecida como Lei do Estágio, profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus conselhos de classe, podem oferecer estágio. Além disso, o CIEE também está apresentando aos profissionais da área os benefícios do Programa Aprendiz Legal, que colabora no cumprimento da Lei 10.097/00.

Para o gerente regional do CIEE Centro-Oeste, Cláudio Rodrigo de Oliveira, o CRCGO está ciente da importância de levar oportunidades aos estudantes e, por isso, valoriza a parceria com o CIEE, “trabalhando juntos para levar aos contabilistas a informação de que eles podem fazer a diferença na formação dos novos colegas de profissão”. Ele lembra que o CRCGO participou da 1ª Feira do Estudante – Expo CIEE Goiás, realizada fevereiro na capital goiana, como expositor e atendeu aos mais de 20 mil estudantes que participaram do evento, orientando-os e entregando cartilhas sobre orçamento familiar e esclarecendo dúvidas sobre imposto de renda.

Para o CIEE Goiás, a parceria com o CRCGO tem também o objetivo de ampliar ainda mais a oferta de vagas aos mais de 3 mil estudantes do curso de Ciências Contábeis cadastrados no seu banco de talentos em todo o Estado e estão à espera de uma convocação para estágio. “Precisamos dar aos estudantes e aos contabilistas a possibilidade de exercerem o intercâmbio de experiências e renovação de conhecimento; o estágio é um caminho possível para essa rica troca”, defende Oliveira.

Sobre o CIEE – Desde sua fundação, há 52 anos, o CIEE já encaminhou 16 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIEE Centro-Oeste e Tocantins, por Lucíola Correa