Aconteceu durante toda a manhã desta quinta-feira, 19/01, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás a palestra “COAF 2017 e Declaração de Não ocorrência de Operações”, ministrada pelo contador e auditor, João Paulo de Melo. A abertura do evento foi feita pelo diretor do CRCGO, Saulo Gonçalves.
No decorrer do evento, João Paulo destacou os pontos principais que os contadores devem se atentar. “Os contadores devem prestar auditoria, consultoria e controladoria e o assessoramento e aconselhamento aos seus clientes, seguindo o hall da Lei 9.613 e da Resolução CFC 1.445. Até dia 31 de janeiro os contabilistas devem enviar a declaração de não ocorrências de suspeita de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo”, afirmou.
A Declaração de Não Ocorrência de Operações entregue ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) tornou-se obrigatória em decorrência da alteração do Art. 11, inciso III, da Lei n.° 9.613/1998. Já a obrigatoriedade, prevista na lei, das comunicações que os profissionais e as organizações contábeis devem fazer ao Coaf foi regulamentada pela Resolução CFC n.° 1.445/2013.
A contadora, auditora e perita contábil, Cristiane Mariano, esteve presente na palestra em busca de atualização e destacou a importância de um aconselhamento profissional para transmitir a Declaração de Não Ocorrência de Operações. “O Coaf envolve tanto a questão financeira quanto a tributária, e informações de pessoa física e jurídica. O palestrante João Paulo foi muito claro e objetivo e saí daqui muito satisfeita, tirei bastante dúvidas e as perguntas dos colegas ajudaram a entender melhor o assunto”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Camila Pedroso (estagiária)