O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou na manhã desta quinta-feira (17/11), a primeira edição do ESG – Profissionais da Contabilidade como Protagonistas, com o objetivo de promover a prática sustentável, sendo uma das principais tendências da atualidade. O evento teve transmissão pelo canal no youtube do CRC, e contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Grant Thornton e Planning.

ESG (sigla em inglês) trata de boas práticas ambientais, sociais e de governança. Neste contexto, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel dialogou com os participantes, destacando que “Profissionais da Contabilidade são protagonistas, pois, de fato, somos nós quem fomentou a sustentabilidade em nossas vidas e no ambiente de negócio. Muito em breve empresas terão que evidenciar suas boas práticas para atender à solicitação das instituições financeiras, de seus fornecedores”, reiterando um ótimo evento aos participantes.

Ainda durante a abertura, o vice-presidente e coordenador da Comissão de Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança do CRCGO, Henrique Ricardo Batista destacou a evidência da ESG no Conselho Federal “Temos como objetivo trazer para conhecimento dos profissionais da contabilidade e também do Brasil as normas que o Conselho Federal já trata sobre a ESG. Tema recorrente, interessante e o que nós claro Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, subcoordenação do ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda. Esperamos poder difundir ainda mais a ESG”, dialoga.

Programação

O primeiro tema exposto foi a ‘Visão Geral do ESG’, com o palestrante Alexandre Furtado e a mediadora, Fernanda Catanio. Na ocasião, eles abordaram os conceitos e principais características do ESG; os três pilares da sustentabilidade e o valor agregado e desafios do ESG.

Na sequência, aprofundando sobre o Comitê Brasileiro de Pronunciamento de Sustentabilidade (CBPS),  o ex-presidente do CFC, Zulmir Breda e o mediador, Vladimir Lemes, trataram sobre a administração e funcionamento do CBPS; os objetivos e atribuições e os ritos para emissão dos pronunciamentos técnicos, das interpretações e das orientações.

Por fim, o palestrante Marcelo Aquino e a mediadora Denise Holanda trouxeram o tema objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) – 2030 e sua relação com o ESG, explicando os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU; relação do ESG com os ODS e sobre os Investimentos em práticas Sustentáveis.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes