A Comissão do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), juntamente com a Escola Superior do Ministério Público de Goiás (Esump) e o Centro de Apoio Operacional – CAO (área Patrimônio Público e Terceiro Setor), realizam na tarde desta quinta-feira, 13, um encontro para apresentar o “Manual de Práticas Contábeis vinculado às Entidades do Terceiro Setor” que é aplicado aos contratos de Gestão e/ou convênios com metas preestabelecidas.

A palestra está sendo proferida pelo coordenador da Comissão do Terceiro Setor do regional, José Ricardo Xavier, que vai apresentar os principais motivos para a criação do manual, bem como fazer a apresentação da cartilha e esclarecer as dúvidas de todos os participantes.

A presidente do CRCGO, Sucena Hummel que compôs a mesa, reforçou em seu discurso o quanto a contabilidade nas instituições do Terceiro Setor exige atenção e observação por parte dos profissionais contábeis às legislações próprias, tema esse abordado durante o evento.

“A contabilidade é uma ferramenta de extrema importância que contribui para dar transparência às entidades, cujos resultados transformam-se em benefícios tanto para as instituições quanto para a sociedade. E tenho certeza que com o propósito de melhorar qualitativamente e aumentar o grau de transparência a temas pouco difundidos entre os profissionais, este encontro irá contribuir para gerar informações claras, transparentes e confiáveis acerca dessas práticas”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Aylton Flávio Vechi, ressaltou que o manual veio da junção de esforços e da parceria das entidades reguladoras, fiscalizadoras e privadas que contribuíram para a elaboração. Vechi ainda pontuou que esse é um instrumento importante para toda a sociedade, que é a destinatária final de todo o serviço feito. Na ocasião, o procurador-geral ainda destacou a importância do profissional contábil.

“É sempre bom quando nós conseguimos aprimorar os instrumentos que de certa forma melhoram e contribuem para a transparência e para o controle, especialmente quando isso envolve gasto público. Se tem uma premissa que todo gestor deve ter, é a de gastar bem o dinheiro público. E os mecanismos para visualização deste gasto e da qualidade deste gasto, ela é feita e instrumentalizada muitas vezes  pelos profissionais de contabilidade, com a supervisão dos órgãos de controle” declarou.

A coordenadora da Área de Patrimônio Público e Terceiro Setor do MPGO, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, explicou que a elaboração do “Manual de Práticas Contábeis vinculado às Entidades do Terceiro Setor”, surgiu da constatação que foi feita da existência de alguns equívocos nas demonstrações contábeis de organizações sociais, que além de contrariarem as boas práticas contábeis, permitam uma distorção relativamente a resultados, ativos, passivos dessas entidades. Por isso, se fez necessária essa parceria para podermos alcançar os resultados almejados, beneficiando a sociedade como um todo.

“Inquestionavelmente a contabilidade dessas organizações é um instrumento importantíssimo para a fiscalização, controle dos recursos públicos que são repassados para essas entidades. E esse manual surge como um contributo para orientação dos contadores e contadoras, e de toda a classe contábil na elaboração das demonstrações contábeis das organizações, para que elas atendam as melhores práticas”, destacou.

O Manual de Práticas Contábeis vinculado às Entidades do Terceiro Setor é fruto do trabalho em conjunto dos profissioanias contábeis, membros da Comissão do Terceiro Setor do CRCGO, do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Corregedoria Geral do Estado ed Goiás (CGE-GO) e Secretária de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Participaram do evento, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Marcelo André de Azevedo; o secretário chefe da Controladoria-Geral do Estado, Henrique Ziller; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Edson Ferrari; representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, o presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor, Vinícius Lázaro Peregrino de Oliveira;  a conselheira do CRCGO, Ana Rosa Bueno, entre outros representantes da classe contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Comunicação CRCGO – Thaillyne Rodrigues, Jornalista.