Cerca de dez mil jovens universitários deverão estar reunidos entre os dias 3 e 7 de junho na capital goiana para o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 2 de junho, no Palácio das Esmeraldas, ocasião em que também foram empossados os novos conselheiros do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve-GO) e a outorga da Comenda Honestino Guimarães. A cerimônia foi acompanhada pelo vice-presidente de Registro do CRC-GO e coordenador da Comissão Jovens Lideranças, Rangel Francisco Pinto, e pela coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucional, Gislane Genuíno.

Congresso – A edição, que promete ser a maior da história da entidade, será realizada nos câmpus da UFG e PUC Goiás. Nos últimos 15 anos, esta é a quinta vez que Goiânia sedia o congresso.

Estudantes de todas as regiões do País e de outros países da América Latina devem participar do evento que tem como tema A UNE em defesa dos Estudantes, da Democracia e do Brasil. Segundo os organizadores, o principal foco do congresso é a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na ocasião, o governador Marconi Perillo ressaltou a importância de Goiânia sediar o evento. “Nesse momento pelo qual atravessa o País, o papel da UNE é decisivo. Eu já participei de congressos da UNE em outros estados e sei da importância desse evento para a juventude”, disse. A secretária da Educação, Raquel Teixeira destacou que para se ter um País moderno, justo e democrático é preciso ter coragem de ousar e é exatamente para isso que acontece o Congresso. O reitor da UFG, Orlando Amaral, enfatizou que a destinação de 10% do PIB à Educação até 2024 é um marco na história do segmento. “O PNE é o nosso farol e vai exigir um enorme esforço na vida política de nosso País”, discursou.

A presidente da UNE, Virgínia Barros, lembrou que Goiânia tem uma história relevante e contribuições importantes do movimento estudantil para o Brasil. “Aldo Arantes, por exemplo, foi presidente da UNE no Brasil e, Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE, desaparecido e assassinado pela Ditadura Militar”, recordou.

Rangel pontuou que em 2002, ainda universitário, teve o privilégio de estar no congresso daquele ano em Goiânia. “Foi uma grande experiência que resultou no profissional que sou hoje”, destacou.

Comenda Honestino Guimarães – Instituída em 2012, ela foi criada para agraciar pessoas físicas e jurídicas que se destacam pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, planejamento, estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas para a juventude.

Na manhã do dia 2 de junho, autoridades, representantes da sociedade e mais de 70 estudantes goianos da rede estadual de ensino receberam a comenda Honestino Guimarães.

O conselheiro federal da OAB, Miguel Cançado, discursou em nome de todos os homenageados. Ele reconheceu a importância da valorização da educação e destacou que o segmento não pode prescindir da força da juventude. “Sinto minha responsabilidade aumentada com essa honraria que me é conferida. A história da política estudantil passou por Goiás”, disse.

Conjuve-GO – A posse dos conselheiros e sua diretoria, contou com a presença do novo presidente do órgão, Jocelino Laranjeiras. “O desafio é grande, mas estamos vindo de dois anos de uma experiência positiva, de uma visão que detectou o que a juventude precisa”, avaliou o dirigente.

Para encerrar, o governador parafraseou o líder mártir que nomeia a comenda: “Podem nos prender, podem nos matar. Mas um dia voltaremos e seremos milhões”, Honestino Monteiro Guimarães.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves