O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, juntamente com a coordenadora e o subcoordenador da Comissão de Relações Públicas e Institucionais, Gislane Genuíno e Mario Wilson Oliveira, além do coordenador do Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Vilmar de Faria, o professor de Teoria da Contabilidade da Faculdade Alves Faria (ALFA), Marcelo Mesquita, o coordenador do Comitê de Contabilidade Pública, Leandro Rodrigues e os representantes do UNIDESC, os professores Marcos da Silva Nascimento e Derli Antunes se reuniram no dia 30 de outubro em busca de novas formas de praticidade para a contabilidade atual.

A reunião foi proposta pela Comissão de Relações Públicas e Institucionais e discutiu o projeto do Núcleo de Pesquisa em Contabilidade Aplicado ao Setor Público (GPCASP) do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC). O projeto consiste no Encontro dos Contadores, Gestores Públicos e Estudantes de Contabilidade Aplicada ao Setor Público que ocorrerá no próximo dia 17 de novembro e depois em datas a serem definidas. O objetivo é disseminar os novos procedimentos da contabilidade pública no Brasil de forma prática.

Nos encontros, a linha de pesquisa será a Contabilidade Pública nos Municípios de Goiás que tratará de vários temas como Implantação das Demonstrações Contábeis ao Setor Público (DCASP), Estudo da Consolidação das Contas Públicas Nacionais (BSPN), Relatórios Fiscais, Competência Tributária e vários outros.

“A partir de pesquisas nós queremos levar a prática contábil, de fato, aos municípios. Por isso buscamos essa parceria junto ao Conselho para viabilizar a iniciativa”, afirma Derli Antunes, responsável por apresentar o projeto ao CRCGO. Segundo ele, as cidades ganhariam muito, assim como o profissional contábil. Derli é contador público federal lotado na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), professor universitário e coordenador do curso de Ciências Contábeis do UNIDESC.

Na reunião, o debate girou em torno da necessidade de os municípios consultarem profissionais de contabilidade mais capacitados. “A educação é a saída para qualificar o profissional. Valorizando o Conselho, as instituições, podemos alavancar a classe contábil”, sugeriu Leandro Rodrigues.

De acordo com o professor Marcelo Mesquita, o momento para aplicação do projeto é bom e ruim.  “É ruim porque o País está quebrando. E é bom porque seria a oportunidade de mostrar a importância da contabilidade. O ente municipal precisa de um contabilista se não ele vai quebrar. Quem não controla, não sabe para onde vai”, explicou Marcelo. Ele acredita que a ação pode ser bem disseminada e divulgar mais o trabalho da contabilidade.  “Podemos partir para a inciativa com um jornal, um site, etc. Nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Nova Zelândia, os profissionais contábeis são reconhecidos. Tem de ser assim no Brasil também”, concluiu.

O CRCGO e o UNIDESC discutem ainda a criação de um curso de pós-graduação na área da contabilidade.

A intenção do UNIDESC junto ao Conselho, com o projeto, é dar treinamento e capacitação para os profissionais contábeis. A necessidade de elevar o grau de conhecimento destes profissionais, tendo em vista a importância de um contador em diversas entidades, faz com que o CRC e a universidade firmem uma parceria de sucesso.

“O momento é histórico para o CRC e o UNIDESC”, revela Gislane Genuíno. Segundo ela, a parceria pode alavancar a classe contábil e mostrar como é verdadeiramente a prática da contabilidade. Os anos dedicados às ciências contábeis fazem do professor Derli um dos principais nomes entre os profissionais da área. “Era um anseio nosso termos uma pessoa preocupada com classe contabilista. O professor é um estudioso deste campo e está sempre buscando novas formas colocar o profissional em ascensão”, afirmou Gislaine quando se referiu ao o professor Derli, responsável por solicitar o apoio institucional do CRC para a UNIDESC.

Na reunião, ficou decidido que o UNIDESC deverá apresentar os custos do projeto, em um próximo encontro que será agendado, para que seja analisado pelo CRCGO e, posteriormente, a parceria poderá ser firmada.

De início, o CRCGO apoiará este primeiro Encontro dos Contadores, Gestores Públicos e Estudantes de Contabilidade Aplicada ao Setor Público que ocorrerá no dia 17 de novembro, às 19h, no UNIDESC, em Luziânia.

Sobre o UNIDESC – Localizado na cidade de Luziânia, a 212 quilômetros de Goiânia, o UNIDESC é reconhecido socialmente, há 16 anos, em sua área de abrangência no entorno de Brasília.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Renan Castro