O Comitê de Estudos de Perícias do CRCGO juntamente com a Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás (Aspecon-GO) tem estande montado na Jornada da Cidadania da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O evento que teve início nesta segunda-feira, 23, segue até hoje, 25.
Mais de 10 peritos contábeis prestaram serviços na área da perícia contábil de forma gratuita e esclareceram dúvidas de cidadãos que compareceram ao local. Conforme explica o presidente do Comitê, Júlio César Carlos, após passar por uma triagem, a pessoa que busca pelos serviços oferecidos durante a Jornada é encaminhada para um departamento em específico. No caso da perícia, a equipe faz um laudo e direciona ao juiz, que fica encarregado de fazer ou não a conciliação. “O projeto de perícia é um trabalho que está fazendo quatro anos, vem trazendo para os mutirões e para os centros de pacificação uma adequação daquelas pessoas que não conseguem ter acesso ao serviço pela falta da comprovação de renda, ora por ter pouca renda, ora por ter muita renda, não se adequando ao serviço da Justiça gratuita. Através dessa perícia é que se dá respaldo ao juiz para ter a decisão se ele está resguardado ou não pela assistência judiciária gratuita”, esclarece.
O vice-presidente Administrativo do CRCGO, Rangel Francisco, esteve na abertura do evento e destaca a importância dos serviços prestados. “As pessoas têm o conhecimento de que a perícia contábil pode atendê-las, mas não têm a acessibilidade ao serviço, que muitas vezes demanda custos ao prestador. Este é um momento ímpar, onde vários contadores estão abrindo mão de prestar um serviço remunerado para fazer um serviço voluntário”, afirma.
A Jornada da Cidadania tem como objetivo disponibilizar gratuitamente à população serviços na área jurídica; de saúde; consultoria em negócios e empreendedorismo; laboratório de ensino dos cursos de formação de professores; mostra de ciência e tecnologia; atividades folclóricas e de arte e cultura (shows, filmes, literatura e exposições); estação do meio ambiente; atividades dirigidas de formação e assessoria; debates sobre políticas públicas; feiras solidárias de produtos diversificados e de alimentação; minicursos, oficinas e visitas monitoradas aos museus e laboratórios da PUC Goiás.
O evento é realizado no Centro de Cultura e Convenções da PUC, que fica na Avenida Engles, nº 507, no Jardim Mariliza, em Goiânia.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves