Visando verificar o andamento dos trabalhos em prol da classe contábil, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, se reuniu no dia 9 de junho com representantes de Comissões e Comitês da autarquia. Estiveram presentes os representantes da Comissão da Memória Contábil, professor Valdir Mendonça e Marianne Mori (representando o coordenador da Comissão, Marciel Augusto Lima), os coordenadores do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Vilmar de Faria e Josenilda Ribeiro, a Comissão de Relações Públicas e Institucional, representada pela coordenadora Gislane Genuíno, o Comitê do Terceiro Setor, com a presença do coordenador Carlos Roberto Fernandes, o Comitê para Assuntos Relacionados à Contabilidade Pública, representado pelo subcoordenador Ary Lellis, o Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil, com a participação do coordenador Heli Aparecido Borges, a Comissão de Jovens Lideranças, com a presença do subcoordenador Marcelo Cordeiro, e a Comissão de Projetos Sociais CRC Solidário, representada pelo coordenador Ivam Pugas.

Na ocasião, Elione ressaltou a importância da ação de cada coordenador e subcoordenador nas atividades desempenhadas por seus respectivos Comitês e Comissões. “Precisamos ter pessoas gabaritadas para externarem aquilo que o Sistema CFC/CRCs pensa, além de ter segurança nas nossas atitudes, tendo em vista que representamos uma classe que está em crescimento exponencial em nosso Estado e País”, destaca.

Com a abertura do concurso promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Comissão da Memória Contábil foi instituída para orientar o candidato na elaboração de seu trabalho, como explica o professor Valdir Mendonça. “Temos a responsabilidade de conceder orientações a esses candidatos, a respeito de quais conteúdos devem haver no trabalho elaborado para o concurso do CFC, sempre debaixo de um cunho técnico e profissional”, reforça.

Vilmar de Faria comemorou o convênio feito com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), que permitiu o trabalho eficaz realizado pelo PVCC. “O Conselho tem prestado um apoio técnico nos projetos do Ministério Público. Tem sido um trabalho gradual, que vai surtir efeito daqui alguns anos. Precisamos sensibilizar o contabilista sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, assegura.

Gislane Genuíno comentou as ações realizadas na Comissão de Relações Públicas e Institucional. “Nosso foco é fazer essa interação dos governos federal, estadual e municipal com o nosso Conselho, resgatando a nossa importância para a sociedade e a gestão pública”.

No Comitê do Terceiro Setor, Carlos Fernandes apontou o trabalho empenhado para fortalecimento da contabilidade do setor público. “Este Comitê está trabalhando com a meta de fazer com que o contador seja visível e cumpra seu papel perante a sociedade, principalmente no combate à corrupção. Além de fiscalizar, esperamos nos aproximar das entidades para que possamos contribuir com ajuda contábil”.

Na apresentação do Comitê para Assuntos Relacionados a Contabilidade Pública, Ary Lellis alertou sobre a importância de promover estudos mais voltados a área. “Temos de promover estudos mais aprofundados sobre o setor público. Sugerir métodos de fiscalização e conquistar maior aproximação com os Tribunais de Contas”, pontua.

Heli Borges destacou as ações promovidas pelo Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil. “O Comitê foi formado para aproximar essa relação com o Poder Judiciário. O trabalho do perito vem sendo mais valorizado e por isso nos preocupamos em trazer um estudo continuado sobre a perícia contábil”.

Na Comissão das Jovens Lideranças, Marcelo Cordeiro afirmou que a ideia central é incentivar as pessoas a fazerem o curso de Ciências Contábeis. “O projeto visa trabalhar a profissão por meio de oficinas. Pedimos o apoio dos delegados para que possamos falar sobre a profissão contábil em outras cidades”.

Ivam Pugas concluiu as apresentações descrevendo as ações da Comissão de Projetos Sociais CRC Solidário. “O trabalho social não é apenas doação de cesta básica. Buscamos desenvolver ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e igualitárias, além de fazer um trabalho paralelo com as faculdades, nos aproximando mais dos alunos”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise