Chegou ao fim nesta quarta-feira (14/09) o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade que teve início no último domingo, dia 11, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE). Quase 8 mil pessoas participaram do evento, que teve como destaque uma programação técnica de alta qualidade. Durante a abertura do evento, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes destacou o importante papel dos profissionais da contabilidade na implantação do Simples Nacional. “Quando cheguei ao Congresso Nacional, fui o primeiro presidente e fundador da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e busquei a ajuda dos profissionais da contabilidade para que pudéssemos implantar a Lei do Simples Nacional. Hoje, 20 anos depois, agradeço o empenho da classe na criação, aplicação e no êxito da lei. Começamos com 600 mil empresas e já somos mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas”, frisou.

Nardes disse ainda que o País vive um novo momento, o da Transparência. “Há mais de 800 anos, na Inglaterra, já haviam estipulado que o Estado não poderia gastar mais do que arrecada. Quando presidente do TCU, busquei auxílio de organismos internacionais para fazer com que essa regra fosse cumprida. E fiz com que fosse. Em 2014, rejeitamos as contas do governo federal e, em 2015, os erros continuaram; novamente as rejeitamos. É necessário que os governos ouçam seus contadores”, completou.

Um dos principais objetivos do 20º CBC foi “plantar a semente do conhecimento”, segundo o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, organizador do evento, José Martonio Alves Coelho. Com o lema “Contabilidade: Transparência para o Controle Social”, esta edição do Congresso trouxe uma reflexão sobre o quanto os profissionais da contabilidade são partícipes no resgate da credibilidade do País.

Também mereceu destaque no discurso de Martonio Coelho a parceria firmada pelo CFC e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo a participação dos profissionais da área na prestação de contas do processo eleitoral.

Para o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, o conhecimento é base para qualquer desenvolvimento. Segundo ele, participar de um evento que reuniu profissionais de todo País foi um momento importante, que demonstrou o quanto o contabilista goiano está engajado em promover mudanças. “Fizemos a diferença no Congresso, todos com alegria e disposição. Goiás ficou marcado na mente de todos pela participação. Por essa e outras razões, não me canso de dizer que a cada dia me empolgo mais com essa profissão que tem condições de mudar o País”, disse acrescentando que não há desenvolvimento sustentável sem conhecimento e sem estratégias arrojadas. “E, em momentos de crise, como o que vivemos, não há nada mais gratificante que ver tantos profissionais com um único foco: crescer”, afirmou.

Entre os conselheiros goianos presentes, esteve Ronan Naves, que agradeceu à delegação do CRCGO pela acolhida. “Foi a primeira vez que participei com este grupo e fiquei muito bem impressionado com a harmonia dos integrantes e a atenção dedicada a mim. Muito obrigado mesmo e volto a afirmar que estou à disposição deste Conselho para o que for necessário”, disse.

O conselheiro Mazurkevcz Bernardes dos Santos também agradeceu a companhia de todos e os dias de conhecimentos que adquiriu. “Tenho certeza de que ficarão na lembrança. Triste por partir antes, porém, feliz de pertencer à uma classe honrada, batalhadora e única capaz de proporcionar um evento com esta grandeza”, ressaltou.

A delegada regional do CRCGO em Ipameri, Clenice Cesário Troncha, enfatizou os dias de aprendizado ao lado da delegação goiana. “Foi muito gratificante entender a dimensão da nossa força, da nossa tão batalhadora Classe Contábil frente à sociedade. Isso me encheu de orgulho por representar, ser e estar nessa linda profissão Contábil”, argumentou citando a frase “O Homem é aquilo que ele quer ser!”, de Mágico Renner.

“Em primeiro lugar, agradeço a Deus por nos permitir momentos especiais como estes vividos nestes quatro dias de Congresso. Em segundo lugar agradeço a Ele também por ter iluminado com tanta criatividade, vontade e muita determinação todos que direto e indiretamente contribuíram pra a realização desse magnífico evento, e por fim, não menos importante, e sim mais afetivamente com um carinho muito especial agradeço de coração os amigos, irmãos e colegas de profissão que acendeu a luz goiana que irradiou durante todo o Congresso fazendo com que ficasse cravado em nossas memórias, momentos recheados de muito aprendizado, e a convicção da nossa importância e responsabilidade para com uma sociedade mais justa e mais fraterna”, relatou Danglariston Junqueira, delegado regional de Itumbiara.

Por fim, a delegada regional de Piranhas, Floraci Francisca Portilho Mendes, também agradeceu a oportunidade de poder participar de um evento grandioso e maravilhoso como foi o 20º CBC. “Aprendemos muito. Foi um momento de enriquecimento à nossa profissão que no seu dia a dia é árdua, mas compensadora. Agradeço ao CRCGO por ter contribuído com a nossa inscrição, e ao amigos e colegas pela companhia e troca de experiências. Tenho certeza que estamos voltando com uma vasta bagagem profissional para usarmos no dia a dia”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves