Toda organização, para conseguir estratégias de competitividade, necessita de um setor responsável por cuidar da negociação com fornecedores, adquirir produtos a preços atrativos e de qualidade. Em uma entidade de classe que utiliza recursos de seus associados, este setor acaba por possuir um papel importantíssimo com relação aos assuntos financeiros.

É por isso que o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), através da Coordenadoria de Compras, busca de forma mais responsável organizar o fluxo contínuo de suprimentos que atendam às necessidades da entidade. Admilton Marques da Silva, há doze anos trabalhando no CRCGO, é quem comanda o departamento e operacionaliza as atividades de aquisição, compra e contratação de serviços terceirizados.

Mas não basta adquirir o produto mais em conta e que seja de qualidade. Existem outros detalhes que são imprescindíveis na hora da contratação de algum serviço. “É preciso analisar minuciosamente as solicitações de compras e estudar os detalhes técnicos necessários para que esta ação seja feita de forma correta, prezando pelos princípios básicos da licitação”, explica Admilton.

Quando algum setor do CRCGO necessita de algum produto, primeiramente é preciso enviar um requerimento à presidência que avaliará a possibilidade ou não de aquisição do que está sendo pedido. Se aprovada, a requisição chega à Coordenadoria de Compras e é aí que Admilton Marques entra em cena. “Eu faço uma pesquisa de preços. Entro em contato com várias empresas que possuem o objeto a ser comprado ou a prestação de serviços e depois realizo uma avaliação dos preços que encontrei no mercado”, conta o coordenador.

Depois que Admilton escolhe qual empresa prestará o serviço ou venderá algum produto, o coordenador envia o valor para o setor de Licitação e logo após para a Contabilidade do CRCGO. Depois de analisada por este último departamento é que a Coordenadoria de Compras está autorizada a adquirir o produto ou serviço que foi requerido.

A prestação de serviços ao CRCGO por empresas privadas passa por um crivo bastante seletivo. “Além de avaliarmos os preços, é necessário também saber como essas empresas estão em relação ao Fisco, às leis trabalhistas e a previdência. Não podemos contratar serviços de empresas que não respeitam as leis a que são impostas”, pondera Admilton. “É fundamental respeitar as leis das licitações, da economicidade, lisura. Tudo com um comprometimento”, completa.

E a função da Coordenadoria de Compras vai mais além. “Ela existe também para formalizar e deixar tudo transparente com relação às compras realizadas pelo CRCGO. Todos os trâmites e procedimentos contribuem para fortificar o controle interno”, destaca o Coordenador.

Admilton, que já está há quatro anos na Coordenadoria de Compras, avalia o serviço do setor e as atividades que ele realiza. “Nenhuma entidade sobrevive sem um setor de compras responsável. Eu gosto de fazer meu trabalho. Sempre falo que estou no lugar certo porque sou metódico e gosto que as coisas aconteçam por fases”, considera.

Assim como todos os outros departamentos, a Coordenadoria de Compras precisa trabalhar em conjunto com os diferentes setores do CRCGO para que o serviço seja eficiente. “Deve haver uma interação entre os setores, e aqui a Licitação e a Contabilidade são extremamente importantes. O dinheiro é do contador e a responsabilidade é muito grande”, ressalta Admilton. “Em sintonia com os departamentos do CRCGO, são elaborados relatórios e estatísticas gerais, previsões periódicas de compras, além de manter o cadastro de fornecedores atualizados para uma rápida resposta quanto a solicitação de orçamentos para composição de processos licitatórios”, lembra.

As mudanças tecnológicas, caraterísticas marcantes do século XXI, deram mais agilidade ao trabalho da Coordenadoria de Compras. “Com a adoção do pregão eletrônico, o comprador se apodera de mais uma ferramenta para garantir rapidez e lisura nos processos licitatórios do Regional, além de maximizar a economia, ato necessário nos dias de hoje, principalmente diante da crise econômica que assola não só o País, mas o mundo inteiro”, conclui Admilton.

O setor de compras evoluiu muito e a globalização, com seus sistemas informáticos sofisticados, tem um papel inquestionável. As novas práticas neste setor ganharam mais rapidez. O que não pode mudar é a importância da responsabilidade e do comprometimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro