Para uma entidade alcançar em todos os seus projetos as metas traçadas não basta apenas olhar o lado de fora. Por ser feita de pessoas que movem a engrenagem interna e possibilita resultados positivos no âmbito externo é necessário que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho acolhedor. Outro fator importante está relacionado ao controle de gastos e organização de documentos contábeis. É por isso que o departamento de Contabilidade e Recursos Humanos do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) desenvolve atividades que auxiliam a administração da entidade.

Lucas Jisley Machado é o coordenador contábil responsável pelo departamento. Há 12 anos trabalhando no CRCGO, Lucas faz um panorama de como são realizadas as atividades do setor e revela como é o ambiente de trabalho. “Todos os departamentos trabalham de forma integrada e nós auxiliamos na tomada de decisão da administração. Cada um aqui dentro do setor sabe de sua responsabilidade e assim nós fazemos nosso trabalho como muito rigor”, afirma o coordenador contábil.

No departamento de Contabilidade e Recursos Humanos, Lucas tem ainda a companhia de mais dois colaboradores, Joaquim Justino Neto, assistente contábil e Maria do Socorro Freire, conhecida como Help, assistente administrativo.

Uma das principais atividades desenvolvidas por Joaquim é a elaboração de empenho, documento que autoriza o pagamento dos colaboradores da entidade. “Faço também a intermediação entre os colaboradores do CRCGO e as empresas de vale alimentação”, revela o assistente contábil. Joaquim está no CRCGO há 16 anos e considera o relacionamento com seus colegas de trabalho positivo. “É importante que estejamos sempre nos comunicando para não ocorrer ruídos no nosso trabalho”, conta.

Maria do Socorro, a Help, destaca o serviço que ela realiza no departamento. “Tudo que está relacionado à contratação de funcionários, folha de pagamento e outras atividades que contribuem para completar os serviços do nosso setor”, explica. Help trabalha no Conselho há 26 anos e juntamente com Lucas e Joaquim completa o trio do departamento de Contabilidade e Recursos Humanos.

Conferir e atualizar os valores registrados no sistema de bens patrimoniais, elaborar o inventário físico e financeiro e efetuar a classificação contábil dos documentos no sistema informatizado fazem parte dos serviços que o coordenador contábil, Lucas Jisley, realiza ao longo do dia no departamento. “É importante ressaltar que nós, assim como todos os departamentos do CRCGO, trabalhamos de acordo com as normas de segurança da entidade”, destaca Lucas.

Outras atribuições conferidas ao departamento são a elaboração de DCTF e da declaração de rendimento dos conselheiros, funcionários e empresas prestadoras de serviços. Apurar impostos e emitir guias para pagamento, executar a escrituração analítica de atos contábeis, conferir faturas, recibos, contas e outros documentos, desenvolver mapas demonstrativos e comparativos das receitas mensais também fazem parte das funções pertinentes ao setor.

O departamento de Contabilidade e RH é quem mantém a escrituração contábil atualizada, efetuando lançamentos, calculando totais e apurando os saldos, além de prestar assistência à tesouraria, auxiliar na elaboração do Balanço Socioambiental e acompanhar auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em visita ao CRCGO.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro