A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta comunicacional encarregada por manter o relacionamento de uma empresa, figura pública ou entidade com a mídia. A transmissão de informações relevantes possibilita o assessorado ter suas atividades divulgadas na mídia. No caso de uma entidade como o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), informar a classe contábil sobre as movimentações e fortalecer os vínculos com os contabilistas são os principais objetivos. Desta forma, o CRCGO dispõe dos serviços do Departamento de Assessoria de Imprensa, comandado pela Jornalista Naiara Gonçalves, que tem na parte da manhã o auxílio do estagiário Renan Castro. No período vespertino, a jornalista Izadora Louise assume a assessoria.

“Costumo dizer que a comunicação acontece de dentro para fora. E esse é o nosso principal objetivo aqui no CRCGO. Mais do que cuidar e fortalecer a imagem da instituição junto aos meios de comunicação, trabalhamos para manter o profissional da contabilidade informado sobre as ações e êxitos que a instituição conquista em prol da classe”, descreve Naiara.

Além de trabalhar no informativo semanal que os contabilistas recebem por e-mail, a Assessoria de Imprensa produz releases sobre os eventos do CRCGO, com o intuito de levar ao conhecimento dos veículos de comunicação uma ampla divulgação das ações da autarquia, atingindo o público por meio de jornais, revistas, rádio, TV e portais de notícias.

O departamento é imprescindível para o CRCGO, haja vista que é o canal de comunicação entre a entidade e os profissionais contábeis. A Assessoria acompanha o Conselho Diretor em eventos dentro e fora do CRCGO. As mídias sociais, importantíssimas para toda entidade que busca uma comunicação em tempo real, são administradas pela Assessoria, que é encarregada de produzir a revista semestral do CRCGO e atender as demandas dos veículos de comunicação relacionadas a assuntos contábeis que irão impactar a sociedade.

A Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), realizada todo ano entre os meses de março e abril, faz com que diversos veículos de comunicação entrem em contato com a Assessoria de Imprensa do CRCGO para solicitar o agendamento de entrevista com algum representante da entidade. As dúvidas dos contribuintes nessa época são frequentes e o contador é o profissional requisitado para esclarecê-las. Outros assuntos frequentes são relacionados ao eSocial e e-Financeira.

Izadora afirma que o serviço da Assessoria é desafiador e responsável. “A demanda que existe na Assessoria de Imprensa é variada e desafiadora. A cada dia nos reinventamos, nos inovamos com o objetivo de destacar cada vez mais a contabilidade na mídia e também na sociedade. Essa responsabilidade é nossa e muito nos satisfaz desempenhá-la”, pondera.

Renan destaca como é trabalhar no CRCGO e frisa que a Assessoria de Imprensa é departamento que requer muita flexibilidade. “Esse contato que tive com o meio contábil através da Assessoria contribuirá muito para a minha carreira. O conhecimento adquirido é imensurável. A comunicação como trabalho é uma arte que demanda desenvoltura e estratégia para conseguir o resultado esperado”, afirma.

A Assessoria trabalha para manter a imagem do CRCGO respeitada e jamais pode ser confundida com a publicidade e propaganda. Esta última objetiva vender um produto ou marca. A Assessoria de Imprensa tem como foco adquirir mídia espontânea através do real valor do assessorado.

dsc_0026-copy

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro