O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), em parceria com a Receita Federal (RF), mantém em sua sede um posto de atendimento da RF. O objetivo é agilizar a prestação de serviços relacionados a Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ): alterações, inscrições, baixas, ajustes de guias, procuração eletrônica.

Maria das Dores Araújo, auxiliar administrativa, é quem realiza os atendimentos no Posto da RF no CRCGO. Conhecida como Dorinha, ela trabalha no Conselho há 24 anos – começou no departamento de Fiscalização – e desde 2014 passou a atuar no Posto da RF.

A cada hora chega alguém no CRCGO para utilizar os serviços do Posto da RF e o trabalho por lá não para. Dorinha explica o porquê da grande procura pelo setor: “Aqui nós também tiramos dúvidas com relação a preenchimentos de formulários, e a maioria que é atendida aqui diz que somos mais capacitados”, revela.

O atendimento no Posto da RF conta ainda com a colaboração do estagiário Deivid de Oliveira Martins. Há dez meses no CRCGO, o estagiário descreve como é trabalhar no setor e afirma que o contato com pessoas diferentes todos os dias é muito importante para o seu aprendizado. “É um departamento que agrega conhecimento. A importância não é só com relação ao aprendizado que preciso por causa do curso, mas também porque tenho de lidar com muita gente. Eu tiro dúvidas de quem chega aqui e também aprendo com eles”, confessa Deivid.

Goiânia e a região metropolitana são atendidas pelo Posto da RF no CRCGO. De acordo com Dorinha, mais de 50 pessoas procuram atendimento por dia. “Eu tento fazer meu serviço da melhor forma possível, mas às vezes chega alguém com vinte procurações e aí complica”, conta.

Às vezes, divergências entre informações da Prefeitura Municipal de Goiânia, Correios e Receita Federal com relação a endereços faz com que muitos processos fiquem parados. “Se cada um desses órgãos tiver cadastrado um endereço diferente, o sistema não reconhece e trava tudo”, explica a auxiliar administrativa.

No mês passado, os diretores do CRCGO fizeram uma visita ao delegado da RF em Goiânia, José Aureliano, e conversaram sobre a importância de a Receita ter um posto no Conselho. “O trabalho está sendo bem feito”, disse José Aureliano na oportunidade. O presidente do CRCGO, Edson Bento, e os vice-presidentes, Rangel Francisco, Administrativo, e Weberth Fernandes, Desenvolvimento Profissional, na reunião, cobraram uma aproximação maior da Receita com o Conselho.

Quem precisa de algum serviço do posto da RF no CRCGO não encontra dificuldades e o atendimento é sempre realizado. Todavia, trazer os documentos necessários é imprescindível para que o serviço seja concluído com sucesso. “Evita transtornos. Se faltar uma documentação não tem como finalizar”, lembra Dorinha.

O atendimento por telefone também é bastante requisitado e torna o posto da RF no CRCGO ainda mais movimentado. “Quando não estou atendendo alguém pessoalmente, faço por telefone. O serviço não para”, afirma Dorinha.

Inscrição de CNPJ é o serviço mais procurado. Em janeiro foram realizadas 559 inscrições e em fevereiro, 431.  Em seguida aparecem as procurações eletrônicas. No mês passado foram 334. Baixa de matriz e filial, ajuste de guia e Redarf também estão entre as principais atividades realizadas por Dorinha e pelo estagiário Deivid Martins.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro