A tomada de decisões e o estabelecimento de metas em uma entidade, assim como a atribuição de responsabilidades aos demais integrantes do corpo de colaboradores fazem da diretoria um setor primordial. Desta forma, a direção do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), comandada por Saulo Gonçalves trabalha para orientar e manter em constante interação todos os setores do CRCGO.

Há 23 anos trabalhando no CRCGO, Saulo começou como fiscal e após dois anos na função foi promovido a coordenador do setor de Fiscalização onde permaneceu por 13 anos. Depois, Saulo retornou ao cargo de fiscal até ser convidado, em abril de 2012, para assumir a direção do CRCGO. “É um cargo de confiança da presidência do CRCGO e aqui eu verifico todas as questões que envolvem o regional e demandam soluções”, afirma Saulo.

A interação entre os departamentos do CRCGO é fundamental para que o trabalho da diretoria seja realizado de forma eficiente. “Estou sempre dialogando com todos porque o CRCGO não é só a diretoria, mas os colaboradores em geral que fazem a engrenagem girar. Há uma hierarquia funcional, todavia, nós trabalhamos em conjunto. Preciso saber lidar com as situações e está por dentro do funcionamento do Conselho”, ressalta o diretor.

A sintonia com a vice-presidência administrativa, comandada por Rangel Francisco, é importante para a diretoria. “Ocorre uma troca de informações. Deixo o Rangel a par de tudo o que está acontecendo e ele também me passa orientações. Assim, em conjunto, evitamos ruídos que impeçam o serviço de ser realizado”, destaca Saulo.

Quando acontecem as reuniões do Conselho Diretor do CRCGO, formado pelo presidente e vice-presidentes, Saulo participa e com isso consegue ter uma visão mais ampla dos objetivos e projetos da entidade. “Através das reuniões tenho conhecimento do plano de trabalho e também questões orçamentárias. Daí se faz uma administração com responsabilidade, ética e confiabilidade”, conta.

“Estou aqui para auxiliá-los e para trocarmos conhecimento. O nosso convívio é constante e assim conseguimos organizar o trabalho diário. Tudo isto em prol de sempre procurar fazer o melhor para os contabilistas e a sociedade em geral e obedecendo as regras da legislação. A comunicação com os conselheiros também é muito importante, tanto com os efetivos como com os suplentes”, pondera Saulo.

Saulo está sempre a par da agenda do presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos. Para que não haja controvérsias, o diálogo constante com a Assessoria e a Secretaria Executiva torna-se imprescindível.

Na Assessoria Executiva, Priscilla Rodrigues, é responsável por dar suporte à presidência em reuniões e eventos. Há quatro anos no cargo, Priscilla é quem organiza a agenda de reuniões de Edson Bento e compromissos institucionais e também representação dos conselheiros.

“Assessorar a presidência requer atenção e responsabilidade. Estar sempre atento a seus compromissos, buscando sempre inovar e se aperfeiçoar para o bom desempenho das atribuições. A sintonia em equipe contribui para a execução de todas as funções. Devemos estar cientes de que uma das causas do sucesso da gestão é o bom desempenho do nosso trabalho”, afirma Priscilla.

O controle e triagem de documentos, correspondências e despachos da presidência também fazem parte do serviço da Assessoria. “O gestor precisa ter profissionais qualificados ao seu lado, para sempre auxiliá-lo nas demandas profissionais. É necessário estar dispostos a sempre aprender com os desafios e se aprimorar cada vez mais diante das atribuições”, ressalta Priscilla. Ela descreve ainda como é fazer a intermediação entre o presidente do CRCGO e os estudantes de Ciências Contábeis que sempre buscam contato com a entidade, os contadores, empresários contábeis e classistas. “Procuramos sempre atender sem restrição intermediando a proximidade destes profissionais com a presidência. Estamos à disposição para receber da melhor forma possível toda a sociedade no sentido de lutar em prol da categoria” completa a assessora.

A Secretaria Executiva, coordenada por Maria Arlete Gonçalves, planeja, organiza e executa atividades na presidência e diretoria do CRCGO. Há 16 anos na entidade, Arlete está três na Secretaria, cargo de confiança da presidência do CRCGO, e realiza diversas atividades em prol do bom andamento do Regional: recepcionar visitantes, manter atualizada a agenda de contatos do CRCGO, digitar e reproduzir correspondências e outros documentos como o relatório da Ouvidoria. Dar suporte à presidência em reuniões regimentais também fazem parte das atribuições de Arlete que requerem muita atenção, responsabilidade e comprometimento.

Para o bom andamento das atividades, Arlete toma providências relativas às viagens do presidente e diretores quando estão a serviço do CRCGO e ainda produz, disponibiliza, supervisiona e orienta as atividades relacionadas às informações estatísticas oficiais da entidade. A secretária colabora na organização de eventos do CRCGO dentro de regras protocolares e de etiqueta social e também na comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRCGO (PVCC). “Desempenho meu trabalho de forma que todos os assuntos envolvendo a secretaria alcance o objetivo proposto”, revela Arlete.

O gerenciamento do dia a dia de uma entidade envolve todos os departamentos e, com dedicação e coletividade, o CRCGO trabalha em prol de um só objetivo: representar eficientemente a classe contábil perante a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro