Atualmente, em qualquer empresa ou entidade, as ferramentas disponibilizadas para gerir informação – principalmente dados – estão intimamente ligadas às novas tecnologias. O uso do computador para armazenar conteúdos que antes eram acumulados em pilhas enormes de papéis tornou-se indispensável através do avanço científico e tecnológico. As transmissões de informações mediadas por hardwares e softwares requerem um setor específico e por isso o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) é provido do Departamento de Tecnologia da Informação (TI).

Quem comanda este departamento é a coordenadora de TI, Mauricéia de Souza Vilela. Há 27 anos no CRCGO, ela é encarregada de coordenar as atividades de natureza técnica relacionadas à execução de tarefas que envolvam suporte técnico e administrativo em implantação, manutenção de sistemas informatizados, tecnologias de rede, banco de dados, segurança da informação e microinformática.

“É um serviço complexo, mas gosto de realizá-lo”, afirma Mauricéia. Todas as vezes que os colaboradores do CRCGO têm dúvidas com relação a algum software, a coordenadora é quem dá o suporte e as principais orientações. “Projetar, coordenar, auditar e apoiar o processo de desenvolvimento de soluções às demandas do regional, escritório regional, postos avançados e delegacias também são atividades que eu realizo no departamento”, completa.

O departamento de Tecnologia da Informação trabalha em conjunto com a Assessoria de Imprensa na formulação, diagramação e atualização da página do Conselho na internet. O informativo semanal que os profissionais da contabilidade recebem por e-mail é produzido pela Assessoria de Imprensa do CRCGO e diagramado e enviado por Mauricéia.

Mediante aprovação da presidência, a coordenadora elabora projeto anual, desenvolve e implanta políticas de segurança da informação. O uso correto das ferramentas informacionais dentro da entidade recebe uma atenção redobrada de Mauricéia, assim como todas as atividades por ela realizadas.

Nos últimos 30 anos, dificilmente uma organização sobreviveu sem o baluarte de um departamento de TI. Logo, este setor deixou de ser apenas um suporte técnico para tornar-se fundamental na vida de uma empresa ou entidade de classe. O departamento requer profissionais com múltiplas habilidades e conhecimentos sempre atualizados para lidarem com a evolução não só do setor, mas do mercado de TI.

Mauricéia destaca que a área de Tecnologia da Informação precisa ser ocupada por mais mulheres. “Tem muita gente que se surpreende quando fica sabendo que eu coordeno o Departamento de TI por acharem que isso é serviço de homem”, revela. A coordenadora ressalta ainda a que as mulheres estão sabendo ocupar espaços antes comandados apenas por homens.

Para dar segurança ao banco de dados do CRCGO, Mauricéia realiza diariamente backups no sistema, além de elaborar políticas de recovery e tunning. O CRCGO possui um Data Center no Rio de Janeiro e alguns serviços que são disponibilizados no site da entidade estão conectados a este banco de dados no estado fluminense. Segundo Mauricéia, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está desenvolvendo um sistema para que todos os serviços disponíveis aos contabilistas sejam unificados em um ambiente no próprio CFC.

Definir e manter normas e padrões para execução das atividades de área, efetuar estudos e pesquisas de novas tecnologias e ainda avaliar o desempenho e a qualidade de fornecedores e prestadores de serviços terceirizados, quando couber, fazem parte das atividades desenvolvidas por Mauricéia.  Além de participar da elaboração do Plano de Trabalho, da Proposta Orçamentária e da Prestação de Contas do regional, a coordenadora de TI acompanha a manutenção e instalação de microcomputadores, impressoras, notebook, projetores, scanners e instalação de softwares e hardwares e executa outras tarefas correlatas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro