Assim como todos os departamentos do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), o Registro inicia suas atividades às 8h da manhã. Dois funcionários e uma estagiária são responsáveis por registrar profissionais da contabilidade, Microempreendedor Individual (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Empreendedor Individual (EI): a coordenadora Maria Aparecida da Silva, o auxiliar administrativo Saulo Santos da Silva e a estagiária Marta Giulia Lima. Ao longo do dia, a demanda é grande e o trabalho não para. Os pedidos de registros de organizações ou empresas contábeis e bacharéis em Ciências Contábeis são analisados e julgados pela Câmara e vice-presidência de Registro, cargo ocupado por Einstein Almeida Ferreira Paniago.

Dia após dia o foco é sempre fazer melhor. “O Registro é a porta de entrada do profissional, das organizações contábeis que buscam regularizar-se”, explica Maria Aparecida, mais conhecida por todos como Cida.

Logo na entrada da sala, ela dá as boas-vindas a quem chega para solicitar algum serviço. Cercada por pastas de todo tipo de registro, Cida conta como é trabalhar no departamento e destaca a importância deste trabalho para o CRCGO: “É gratificante porque aqui registramos os profissionais que poderão receber a carteira do CRCGO, os MEIs, EIS”, afirma a coordenadora enquanto procura no sistema dados sobre a quantidade de contadores registrados no CRCGO.

O vice-presidente de Registro, Einstein Paniago, faz uma análise do serviço do departamento para o CRCGO: “A atividade da classe contábil de Goiás passa em nossas mãos. Nós fazemos o acompanhamento das atualizações cadastrais e o nosso serviço é crucial para os outros setores do CRCGO”, pondera Einstein.

Ao lado dela, atuam outros dois colegas de trabalho que completam o trio do departamento de Registro do CRCGO. Saulo Santos coleta algumas informações no computador e, em meio a documentações de registros que serão checadas logo depois, reforça o quanto o departamento é importante para a Instituição, já que se trata do início de todo processo. “A maioria das informações sai daqui e por isso a responsabilidade é enorme”, ressalta.

Os telefones não param de tocar. É desta forma que a estagiária Marta Giulia revela que a aproximação com os contadores faz o departamento ter uma ideia de como o trabalho está sendo avaliado pelos profissionais: “esse contato direto com os profissionais nos mostram o reflexo do nosso serviço. Assim podemos alertá-los sobre a importância de estarem registrados junto ao CRCGO”, certifica Marta.

Para registrar-se no CRCGO, a Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ) tem de entregar todos os documentos solicitados na recepção e depois será encaminhada ao departamento de Registro. Os profissionais que querem trabalhar como contador devem primeiramente prestar o Exame de Suficiência. Se forem aprovados aí podem iniciar o processo de registro e conseguir a carteira. Por mês são atendidos cerca de 200 processos entre PF e PJ no CRCGO.

Desde 1° de junho de 2015, os registros de Técnicos em Contabilidade não são mais realizados pelo CRCGO, de acordo com a Resolução CFC nº 1.470/14, que altera o artigo 1º e o Parágrafo Único do artigo 8º da Resolução CFC nº 1.373/2011, que dispõe sobre o Exame de Suficiência.

Cida esclarece, ainda, que os técnicos em contabilidade que já estavam registrados não perderão o registro: “Quem obteve o registro antes de 1º de junho de 2015 pode ficar tranquilo porque continuarão exercendo sua atividade. A partir desta data só bacharéis em Ciências Contábeis estão autorizados a fazer o Exame de Suficiência”, explica Maria.

Exatos 25.009 profissionais da contabilidade estão registrados no CRCGO, sendo que 12.973 em atividade. Deste total, 8.463 são contadores. Os homens ainda são a maioria e somam 5.013 profissionais, enquanto que o número de mulheres é de 3.450. Os técnicos em contabilidade totalizam 4.510. Cerca de 3.197 são do sexo masculino e 1.313, feminino. Entre as organizações contábeis, 2.081 são escritórios com Cadastro de Pessoa Física, ou seja, individuais; 86 EIRELIs; 199 MEIs; 259 EIs; 697 Sociedades Contábeis e um total de 3.322 escritórios.

De acordo com a Resolução Nº 1.491 de 23 de outubro de 2015 do Conselho Federal de Contabilidade, as taxas a serem pagas variam de acordo com o serviço. Registro, alterações e certidões requeridas pelos profissionais ficam em R$ 46,00, e R$ 57,00 a Carteira de Identidade Profissional ou sua substituição.

Para o biênio 2016/17, o vice-presidente de Registro, Einstein Paniago, aponta qual será uma das principais metas da nova gestão que tomou posse no CRCGO este ano, no último dia 4: “a aproximação com o meio acadêmico é um dos objetivos. Precisamos instruir os estudantes que estão se formando a como tirar a carteira do CRCGO, mostrar a importância desse registro para o trabalho do contador e o que é preciso para registrar-se no CRCGO”, conclui Einstein.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro