O Imposto Territorial Rural (ITR) de 2016 deverá ser entregue à Receita Federal até o dia 30 de setembro. Proprietários, posseiros e usufrutuários de área rural deverão declarar suas propriedades. Porém existem algumas isenções que podem ser orientadas por um profissional da contabilidade. Para esclarecer e dar detalhes sobre esse assunto, o conselheiro do CRCGO, Adilso Oliveira, foi convidado pelo Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) para participar da Semana do Contador da instituição. Na oportunidade, levou treinamento prático sobre o assunto, após a parte teórica do tema ter sido trabalhada pelo delegado da Receita de Jataí, Douglas Ferreira.

Cerca de 70 estudantes acompanharam a apresentação que contou com declaração, preenchimento campo a campo, entre outros detalhes. De acordo com Adilso, a participação dos acadêmicos foi efetiva. “Assim que terminamos o curso, ainda ficamos um longo período tirando dúvidas sobre a atividade rural, como é o mercado de trabalho para o contador nesta área e a importância da boa orientação para refletir no melhor exercício da profissão”, pontua.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da instituição superior, Cleidineuza Amorin, agradeceu o apoio do CRCGO e apontou que a instituição sai na frente ao oferecer mais esclarecimentos sobre essa atribuição do profissional da contabilidade.

No dia 23 de setembro, o conselheiro Adilso Oliveira foi um dos entrevistados da TV Anhanguera de Jataí, na ocasião o prazo de entrega do ITR e a importância do profissional na orientação correta da declaração estiveram em pauta. “Além de destacar a importância do trabalho do contador, ressaltei que o atraso implica sanções como multas e impossibilidade de emissão de certidões para obtenção de financiamento bancário”, disse Adilso.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *