Três dias de evento compuseram a programação da XXIX Contesc (Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina). Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro, Florianópolis sediou diversos debates técnicos qualificados ligados ao segmento contábil daquele estado. O conselheiro goiano, Mário Wilson de Oliveira, participou do evento que contou com diversas lideranças contábeis do País.

“Com o tema inovando e construindo o futuro, a 29ª CONTESC surpreendeu tratando de temas relacionados aos contextos político-econômicos já na palestra magna de abertura do evento. O tema ainda foi abordado em outras palestras e painéis apresentados posteriormente”, afirma Mário Wilson.

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, realizou uma palestra sobre prestação de contas eleitorais. Para ele, há muitas sugestões quanto ao aperfeiçoamento do sistema de prestação de contas e tudo isso tem a ver com os profissionais da Contabilidade, com os técnicos. “Certamente vamos entrar em um novo contexto”, avaliou.

“O ministro Gilmar Mendes e o governador do estado, Raimundo Colombo, discorreram sobre o delicado momento pelo qual estamos passando lembrando que os contadores sempre tiveram uma enorme relevância para a sociedade, seja pela sua aptidão para os números, seja pela natureza da realização de suas atividades. Comentaram que neste momento de profunda crise política, econômico-financeira e até mesmo de valores éticos, a figura do contador toma uma relevância impar no controle das finanças, acompanhamento e validação das operações realizadas. O governador até finalizou sua fala na abertura do evento falando o seguinte: ‘O Brasil não precisa de pedaladas, o Brasil precisa de contadores’”, relata Mário Wilson.

Ele revela que outro momento que merece destaque no evento foi a apresentação de “Cases de Sucesso” de três dos maiores escritórios de contabilidade no País, sendo um no Paraná, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Empresários do segmento, como é o caso de Manuel Domingues e Pinho, Laudelino Jochem e José Maria Chapina Alcazar, apresentaram os cases de sucesso de suas empresas contábeis e deixaram claro: “Trabalhe com amor que o resultado virá. Não escolha o caminho do dinheiro fácil porque ele vai embora facilmente também”.

“Para se ter ideia do tamanho destes escritórios, o do Rio de Janeiro conta com cerca de 650 colaboradores diretos. Gostei deste momento pelo fato de que todos os proprietários destes escritórios, evidenciaram no relato de suas histórias a presença do empreendedorismo e por consequência, da observação de um comportamento empreendedor ao longo do tempo”, conta Mário Wilson, acrescentando “Todos sabem de minha ligação com o ‘empreendedorismo’ e principalmente de minha luta para levar a nossa classe a compreensão sobre o tema. Este momento do CONTESC reforçou minha ideia de que a observação do empreendedorismo por parte dos contadores pode alavancar em muito o resultado de seus escritórios, bem como, nos deu a certeza de que estamos agindo certo ao percorrer o estado divulgando o empreendedorismo junto a nossa classe contábil”.

A jornalista Salette Lemos também fez reflexões sobre economia durante o evento. “Estar ao lado do contador é estar armada, é melhor do que qualquer segurança. A ciência contábil foi redescoberta no Brasil e vocês são manchetes de jornal, por isso sinto-me honrada de estar aqui”, afirmou. Ela iniciou dizendo que está difícil diferenciar o que é informação ou o que é conhecimento. “Hoje vivemos na era da informação, rápida e dinâmica”, disse. Em seguida passou a discorrer sobre o momento atual da economia e o que a conjuntura representa. “Precisaremos romper tudo que estamos vivendo, uma disruptura, para voltar a ter crescimento. Não adianta mais o crescimento evolutivo”, assegurou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves