O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho, visitou, nesta quinta-feira (20), o Conselho Federal de Contabilidade. A visita fez parte da programação do Quintas do Saber, projeto realizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) em parceria com o CFC e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Na ocasião, Hage discursou sobre transparência na gestão pública e o controle social. Ele disse que a CGU está a disposição de CFC para trabalhar em parceria com o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que, atualmente, conta com quase cinco mil voluntários em todo o País. O ministro também elogiou a iniciativa da Abracicon ao propor debates de assuntos importantes com a classe contábil e a sociedade em geral.

O ministro da CGU citou, ainda, o Portal da Transparência que, só no ano passado, teve cerca de 11 milhões de visitas. “Mas não basta apenas disponibilizar esses dados para a sociedade. É preciso orientar o cidadão a fiscalizar os gastos públicos com responsabilidade”, afirmou ele, para uma plateia formada por vice-presidentes do CFC, presidentes e vices dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), além de conselheiros, profissionais da contabilidade e estudantes da área.

Convênio

Durante a visita, o CFC também assinou convênio com o Observatório Social do Brasil (OSB) para incentivar a participação dos profissionais da contabilidade nas ações de voluntariado. Segundo Zulmir Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, este convênio é mais uma das iniciativas do Conselho com o Observatório Social do Brasil. “A ideia é incentivar a instalação de observatórios e a participação voluntária dos profissionais da contabilidade”, disse.

O convênio foi assinado com a presença do presidente da OSB, Ater Cristófoli. Ater lembrou que o CFC participa da Rede Nacional de Cidadania Fiscal em parceria com o OSB e o Instituto Social Íris, que já vêm atuando no Controle Social da Administração Pública. O CFC também adere aos programas em andamento em diversos municípios brasileiros com o objetuivo de disseminar a metodologia empregada por ambas as instituições em todo o território nacional.

Participaram do evento a contadora Vânia Labres, conselheira do Conselho CFC e coordenadora da Comissão Gestora do PVCC e ex-presidente do CRCTO; e Pedro Gabril, integrante da Comissão Gestora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

Quintas do Saber

Desde que foi criado, em fevereiro deste ano, o Quintas do Saber já abordou assuntos importantes, incluindo as normas internacionais de contabilidade; o novo modelo tributário do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; os 50 anos da vigência da Lei Federal nº 4.320/64, conhecida como Lei Geral de Orçamentos Públicos; entre outros temas.​

Fonte: Comunicação, por Elton Pacheco, 20/11/2014

Veja ainda notas