O supervisor da Receita Federal em Goiânia, Jorge Francisco Martins, esteve nos dias 31 de março e 1º de abril em Caldas Novas e Trindade, respectivamente, para esclarecer as principais novidades sobre Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para este ano.

Segundo ele, a maioria das mudanças apresentadas é de ordem tecnológica. “A Receita vem aprimorando seu sistema, disponibilizando a troca de informações em um ambiente online. Esta é a grande diferença, agora é possível salvar e recuperar os dados da declaração de maneira online de qualquer lugar, como se fosse uma conta de e-mail com acesso por meio de senha”, declara.

Ele destacou ainda que a boa técnica contábil e o conhecimento tributário são muito importantes, principalmente no que se refere às declarações de rendimentos, atividade rural e ganho de capital. “Apesar do sistema totalmente interativo, a assessoria e orientação contábil continuam sendo fundamentais para não cair em erros”, enfatiza.

Em Trindade, 20 profissionais acompanharam o tira-dúvidas. Os participantes se interagiram e elogiaram o palestrante pela propriedade do mesmo da condução do tema. De acordo com o delegado regional, José Maria Vieira, também indagaram sobre os principais tópicos que envolvem o tema, como ganho de capital, apuração, rendimentos tributados e isentos, evolução patrimonial, despesas livro caixa/permissão ou não, atividade rural/despesas e investimentos, entre outros assuntos. “Não obstante a quantidade de participantes ter sido baixa, devemos considerar a qualidade e não a quantidade de interessados que atenderam ao chamamento da classe contábil. Penso ter sido relevante a disponibilidade do curso para a cidade de Trindade, mesmo havendo participação dos profissionais em quantidade inferior ao esperado”, afirma José Maria.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves