A parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), foi tema de entrevista concedida pelo presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, para o jornalista Libório Santos, no dia 28 de julho. A conversa focou a realização de encontros regionais no interior do Estado que abordarão a “Contabilidade Rural”. Os seminários, resultados da parceria entre as duas entidades, têm início em Itaberaí, no dia 13/08, e seguem para outras cidades como Itumbiara, com data prevista para dia 15/10, Rio Verde, 12/11 e Jataí, 26/11.
A parceria tem como meta atingir os 246 municípios goianos, com o apoio das 43 delegacias regionais do Conselho espalhadas pelo Estado. Durante a entrevista, o presidente do CRC-GO, apontou a importância em abordar a contabilidade no meio rural, pelo fato de muitos produtores do campo desconhecerem a necessidade da regularização contábil para o exercício de suas profissões.
“Esta parceria com o Senar, com relação à Contabilidade Rural, veio em um momento importantíssimo, até porque Goiás é um estado rural, onde esta atividade é latente e presente em todas as regiões. Hoje nós temos a estatística que nem todas as atividades rurais estão devidamente registradas. É importante que o contabilista e o empresário rural que ainda não estão organizados, conheçam a importância de se fazer a contabilidade. Um exemplo são os benefícios para se fazer uma depreciação de um bem de atividade rural, como uma colheitadeira, trator ou qualquer outro maquinário que esteja ligado à atividade rural. Dependendo da depreciação, o empresário rural pode deduzir até 100% do valor no Imposto de Renda. Porém, só se obtém esse benefício fazendo a escrituração contábil”, exemplifica.
O presidente Elione Cipriano revela otimismo para o avanço da contabilidade no meio rural. “É um mercado que tem muito a crescer, com certeza ainda faltam profissionais capacitados para isso e é nesse momento que o Senar, por meio do seu superintendente Eurípedes Bassamurfo, fez esse convite ao Conselho Regional de Contabilidade. Abraçamos a causa em conjunto, para que possamos passar informação ao contabilista e ao empresário rural. Existem benefícios fiscais dentro da contabilidade que não são de conhecimento comum, e por isso que o produtor não está se beneficiando. Para se ter uma noção, temos apenas 5% dos produtores rurais exercendo a contabilidade rural regular”, aponta.

CLIQUE AQUIe ouça entrevista sobre Contabilidade Rural.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO