O contador Edson Cândido Pinto é o novo diretor da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Com o objetivo de mostrar a realidade do departamento e pedir ajuda no sentido de promover mudanças para desburocratizar os serviços oferecidos pelo departamento, ele reuniu no dia 15 de julho os representantes das entidades contábeis do Estado, entre elas o CRCGO, por meio dos vice-presidentes Administrativo e de Desenvolvimento Profissional, Rangel Francisco e Weberth Fernandes, além do conselheiro Ivam Pugas.

“A nossa categoria é usuária de 90% dos alvarás que são emitidos. Por isso, queremos sugestão para mudar o procedimento administrativo. Quem está assumindo esta cadeira é a classe contábil”, afirmou.

Rangel declarou que a categoria está bem representada, principalmente por ter um profissional da contabilidade à frente deste serviço tão usado pela classe. “Posso dizer que estamos satisfeitos e nos comprometemos em levantar os pontos para melhorar o serviço aqui prestado”, ressaltou.

A reunião contou ainda com os presidentes do Sescon, Francisco Lopes; Sicred Goiânia, José Antônio Schimit; Scesgo, Everaldo Ribeiro, entre outros profissionais.

Saiba mais – A Vigilância Sanitária da SMS zela pela saúde pública, fiscaliza e licencia empresas que prestam serviço nas mais variadas áreas e também em assistência à saúde. Indústrias, distribuidoras, transportadoras, comércio varejista, restaurantes, hospitais, clínicas, escolas, creches, clubes, ou seja, todas as empresas que mantém atividades sujeitas às normas sanitárias.

Também é papel da Vigilância Sanitária assessorar os profissionais dos serviços de saúde na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e investigar as notificações de desvios de qualidade de produtos, serviços e ocorrência de surtos relacionados a saúde.

Além de fiscalizar as empresas, a Vigilância Sanitária também oferece à população cursos de educação sanitária e orientação aos profissionais e trabalhadores das empresas para o cumprimento das normas sanitárias. Os temas estão todos relacionados à saúde e o objetivo é desenvolver a consciência sanitária.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves