No dia 11 de maio, o CRCGO, em parceria com a Consulcamp Auditoria e Assessoria, realizou a palestra Holding Familiar e Sucessão: Aspectos de Planejamento, Gestão, Riscos e Tributação, ministrada por Fábio Almeida, mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, na sede do Sescon, em Rio Verde. Estiveram presentes cerca de 36 participantes, entre eles, os delegados do CRCGO, Elias José da Silva, de Aparecida de Goiânia, e Marina Jacinta da Costa, de Rio Verde. Marcou presença ainda o delegado da Receita Federal em Jataí, Douglas Machado Nunes, além de três contadores de Quirinópolis.

No curso, Fábio Almeida destacou os aspectos tributários, legais e de gestão na hora de se fazer uma sucessão familiar em uma empresa. “É importante que a transferência de patrimônio seja feita em vida para evitar conflitos familiares e também não prejudicar a própria empresa”, ressalta Fábio.

Todas as pessoas envolvidas nas empresas precisam opinar na hora de uma transferência. E o ideal é que os herdeiros respeitem a opinião e saibam gerir. “Sucessão familiar é um processo traumático se não for feita de forma organizada”, explica Fábio.

Fábio destacou ainda qual a metodologia e os custos de uma transferência e aponta a importância do profissional contábil nesse momento. “É preciso ser feito da forma mais dinâmica possível. O contador, na sua função de manter uma saúde financeira da empresa, precisa realizar uma contabilidade organizada”, aconselha Fábio.

A delegada do CRCGO em Rio Verde, Marina, avaliou a palestra como um sucesso. “Todos interagiram com o palestrante, principalmente por se tratar de um tema que traz alternativas para o problema das empresas familiares”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro