O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem mais um motivo para comemorar. Diante de uma gestão marcada por importantes avanços na promoção da educação continuada, modernização da fiscalização eletrônica, e a efetividade no trabalho de registro, o presidente Elione Cipriano da Silva e os conselheiros da autarquia apresentaram no dia 23 de julho o documento com o parecer das contas referentes ao ano de 2014 aprovadas sem ressalvas, após a execução da auditoria nº 160/15, atestando a Regularidade da Gestão. A ação de auditoria tem por base a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 1.101/07, com a aprovação do Manual de Auditoria do Sistema CFC/CRCs.

A aprovação das contas é a consequência de um trabalho conjunto feito com integridade e eficiência em prol da classe contábil goiana. Os esforços empenhados para o resultado obtido vieram dos colaboradores do CRCGO, profissionais da contabilidade e conselheiros desta autarquia.

Com o início do biênio 2014-2015, o Conselho de Contabilidade de Goiás instituiu, por meio de Resolução nº 368/14, a Diretoria de Planejamento e Transparência, e a metodologia da Câmara de Controle Interno, como relata o diretor de Planejamento e Transparência do CRCGO, Einstein Paniago. “Com uma Diretoria pioneira na criação de uma estrutura de acesso à informação, o CRCGO se tornou exemplo perante os demais Regionais na forma de disponibilizar para a sociedade em geral os dados referentes aos contratos, procedimentos licitatórios e execuções orçamentárias, com a exposição de receitas e despesas”, ressalta. Todo o relatório de gestão foi elaborado sob os moldes definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), principalmente as informações qualitativas e quantitativas do plano de trabalho e Orçamento.

Paralelo à Diretoria de Planejamento e Transparência, a Câmara de Controle Interno assegurou a administração de subsídios para o bom gerenciamento da entidade, desempenhando um papel relevante na orientação às ações dos gestores, visando garantir uma eficiente arrecadação das receitas e adequação de recursos, ao inibir irregularidades e resguardar os bens públicos. O cuidado para com o patrimônio contribui com o cumprimento das metas e execuções do Orçamento, nos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia.

De acordo com a vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Maria Luzia da Silveira Rodrigues, a proteção ao patrimônio é uma das principais missões da Câmara. “O Controle Interno desempenha essa proteção ao patrimônio por acreditar que esta é uma ferramenta de apoio à contabilidade, para evitar a ocorrência de erros potenciais, comprovar a legalidade e avaliar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Obtivemos bons resultados para o CRCGO, devido à nossa atuação junto ao departamento contábil, financeiro e licitatório.

De acordo com o presidente Elione Cipriano, a gestão 2014-2015 se preocupou em organizar os departamentos que estão envolvidos na aquisição de bens e serviços, fazendo um check list dos processos licitatórios, determinando que a Câmara de Controle Interno se manifestasse de forma preventiva antes da finalização do processo de aquisição. “Os processos precisam atender requisitos básicos. O CRCGO demonstra a preocupação da presidência com a segurança dos investimentos de recursos do Regional, e mesmo com o efeito da burocracia, nós conseguimos êxito em adquirir bens e serviços dentro do tempo adequado. As demandas do Regional foram atendidas, pois perseguimos uma gestão transparente, nos princípios da Constituição que a autarquia está vinculada. Temos cumprido o nosso papel nessa gestão, com incremento de ações, investimento em tecnologia, educação continuada, treinamento de colaboradores, e acima de tudo, firmando um compromisso com a classe contábil”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise