Goiânia, 28/08/2014 – A Junta Comercial de Goiás (Juceg) acaba de lançar um serviço gratuito que permite ao cidadão consultar se há empresa constituída em seu nome. A pesquisa é feita por meio do CPF no site da Junta Comercial. O serviço indica a quantidade e o tipo jurídico de empresas ativas ou inativas. “Antes deste serviço, a única forma de saber se alguém tinha uma empresa era a emissão de uma certidão simplificada ou de inteiro teor, que são pagas. Agora, esta consulta simples, se há ou não empresa aberta, pode ser feita pelo site, de forma gratuita”, afirma o presidente da Juceg, Alexandre Caixeta.
Segundo o presidente, após verificar se há empresa registrada, o usuário que necessitar de um documento mais abrangente que indique, por exemplo, o nome dos sócios, o endereço da empresa e o capital social, pode requisitar a emissão de uma certidão por meio de qualquer um dos 40 pontos de atendimento da Juceg ou pela internet.
Alerta para fraudes – Pesquisas realizadas pelo Serasa informam que a abertura de empresas por meio de CPF de terceiro está entre os golpes mais aplicados no mercado. “Por isso a consulta por meio do site da Juceg é tão importante. Ela permite que qualquer cidadão verifique se há empresa registrada em seu nome. E o melhor: ele fica sabendo disso de forma gratuita e pela internet”, explica Caixeta.
A utilização fraudulenta de CPF para constituição de empresas gera inúmeros problemas para o cidadão que, muitas vezes, tem que recorrer ao Judiciário para provar o uso indevido do documento. De acordo com a pesquisa do Serasa, houve 1,22 milhões de tentativas de golpes no Brasil, no período entre janeiro e julho de 2013, número recorde que representa uma tentativa a cada 15 segundos, em média.
Além da abertura de empresas que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de outros golpes, criminosos usam dados falsos ou informações de vítimas para a emissão de cartões de crédito, compra de automóveis, abertura de conta corrente, financiamento de eletrônicos, compra de celulares etc.
A consulta de participação em empresas por meio de CPF pode ser feita através do link disponível no site da Juceg http://servicos.juceg.go.gov.br/consulta-participacoes/.
Fonte: Gerência de Comunicação da Juceg