A manhã desta terça-feira (12/01) começou com orientações e informações ao contribuinte, relacionadas à declaração de imposto de renda pessoa física ano 2015. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, foi o entrevistado da ocasião no Jornal Realidade, da Rádio Vinha FM 91,9 com a produção de Isadora Picolo e apresentação de Altair Tavares e Samuel Straioto.

A declaração inicia em março e segue até o final de abril, lembrando que as empresas têm até o dia 28 de fevereiro para entregar a DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas.

Entre os pontos mais importantes, o presidente destacou a relevância da organização dos documentos na hora de fazer a declaração, para que não ocorra nenhuma omissão de informação e consequentemente a entrada na Malha Fina.

Ele também ressaltou que a partir de 2016 todos os movimentos financeiros do contribuinte passarão a ser enviados pelos bancos à Receita Federal, automaticamente. “O seu plano de saúde e demais instituições financeiras com as quais se relaciona também enviarão”, citou a Instrução Normativa 1.571/2015, onde a Receita Federal institui a e-FINANCEIRA, que significa que os bancos, seguradoras, planos de saúde, distribuidora de títulos e valores mobiliários e demais instituições financeiras, deverão enviar para a Receita Federal, toda a movimentação financeira dos contribuintes (mês a mês) e (saldos no final de cada ano) de todas as operações que o contribuinte realizou no ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves