Governança corporativa no contexto da controladoria será tema de palestra a ser realizada no próximo dia 10 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do CRCGO, com a economista e mestre em Ciências Contábeis, Sônia Covaciuc Aguado, também coordenadora dos MBAs em Gestão Tributária e Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria do IEPG, representante da Faculdade Oswaldo Cruz em Goiânia.

Sônica esteve no Conselho em junho. Naquela ocasião, abordou o tema A gestão das organizações dentro de um processo de mudanças fiscais. Agora é a vez de tratar sobre controladoria, considerada um dos instrumentos da governança corporativa, tendo como pilares básicos a transparência e a responsabilidade.

Segundo ela, a governança corporativa está intimamente relacionada com a controladoria, em função do sistema de informações e a tecnologia da informação. A governança corporativa tem como fundamento básico a solução do problema de agência. “As funções básicas da controladoria é a gestão e análise das informações, bem como o planejamento estratégico, tático e operacional. Está intimamente relacionada com as decisões, pois além de gerar as informações gerenciais, deve sugerir ações para geração de valor”, antecipa.

Para participar do evento, basta realizar a inscrição no site da entidade (www.crcgo.org.br) e levar 5Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições de caridade locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves