Fundamental setor da contabilidade, seu acompanhamento deve ocorrer a todo e qualquer momento, não só em época de crise quando é mais utilizado.
O setor de custos é nitidamente um dos mais fundamentais setores da contabilidade. A qualquer época é importante o seu acompanhamento, porém nem sempre é o que acontece.
É principalmente lembrado nos períodos que a empresa enfrenta uma crise ou quando a economia não está oportuna para a realização de novos negócios, mas este não é o melhor período para começar a preocupar-se com custos. Até desenvolver relatórios necessários e validá-los para se tornarem confiáveis gastou-se um tempo precioso além do que, os cortes aleatórios podem trazer mais riscos à empresa acrescentando-os aos problemas que já possui.
A avaliação de custos e despesas deve iniciar em períodos que a empresa atravessa um período de estabilidade, época em que a preocupação com gastos é menor seja pelo aquecimento do mercado ou pelas boas negociações obtidas. Mas é neste momento que a empresa tem a seu favor o tempo necessário para gerenciar seus custos, preparar seus relatórios gerenciais (com base na contabilidade) e assim chegar ao gasto “ideal” de seu processo produtivo.
Com a informação confiável obtida, é neste momento em diante que a empresa tem condições de realizar seus cortes de maneira que o efeito seja expressivo e positivo ao resultado do negócio e seu produto final não seja afetado de maneira negativa, seja na qualidade da mercadoria ou cumprimento de prazo, por exemplo.
É importante tomar cuidado com reduções que comprometam o produto, seja por escolha de fornecedor mais barato, redução na mão de obra ou ainda cortes que possam comprometer a entrega do produto, pois apesar de todo o tratamento a ser considerado no custo, em momentos de crise tão importante quanto ter o conhecimento do custo é não pecar no atendimento ao cliente.
Fonte: Portal Contábeis, Anderson Vicente Possebon, contador e consultor de tributos federais e contabilidade.