O Coordenador da Comissão Permanente de Estudos e Desenvolvimento da Contabilidade Pública do CRCGO, Ricardo Borges de Rezende, participou como palestrante do 12º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público, realizado no Teatro do CRC-SP. A palestra fez parte do Painel 13 – Experiências dos Estados Brasileiros (GEFIN), com o tema A: Aprimoramento da qualidade da informação contábil e fiscal como suporte para a Recuperação Fiscal do Estado.
Na palestra, Rezende, apresentou a importância do aprimoramento da qualidade da informação contábil e fiscal para o processo de gestão e recuperação fiscal dos Estados, destacando o caso de sucesso do Estado de Goiás, que evoluiu da 19º posição no ranking de qualidade da STN em 2019 para 5º lugar em 2021, obtendo a nota “A” do ranking. Nesse cenário, o Estado de Goiás promoveu um profundo trabalho de recuperação fiscal, alcançando em 2022 a CAPAG “B”, tornando o Estado elegível para receber as operações de crédito junto a STN, conseguindo ainda, o seu equilíbrio financeiro, fatores que tiveram as informações contábeis como a base fundamental para tomada de decisões e recuperação do cenário que o ente enfrentava.
O Congresso CQ propõe o diálogo entre estado, governo e sociedade na busca de estratégias e soluções para a melhoria da qualidade nos gastos públicos. Este evento anual ocorre desde 2010 e conta com a participação de profissionais da gestão pública, contadores, pesquisadores, alunos e cidadãos em geral, além de trabalhar em parceria com importantes instituições atuantes nas áreas de contabilidade, finanças, orçamento, controles e governança aplicados ao setor público.
Ao todo, mais de 17,8 mil pessoas já participaram do Congresso CQ ao longo de sua história, tendo o evento obtido reconhecimento de autoridades e sites especializados, além de grande repercussão na mídia e redes sociais.