O coordenador do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Vilmar de Faria, ministrou a palestra Doação sem dor para líderes de instituições que prestam serviços sociais e para os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caldas Novas (CMDCA) na segunda-feira, 22, na Câmara de Vereadores do município.

Vilmar explicou a diferença entre destinação e doação do Imposto de Renda a fundos sociais. Muitos empresários ficam com receio quando se fala em doação porque imaginam que sairá dinheiro a mais do bolso. Todavia, não é assim que acontece. Na hora de fazer a declaração, o contribuinte pode destinar parte do imposto que será entregue a Receita Federal para projetos sociais. O empresário não perde dinheiro. Basta confirmar na hora de fazer a declaração para qual entidade pretende destinar.

Com base nisso, Vilmar de Faria destacou a importância do contador para essa atividade. Segundo ele, o contribuinte deve comunicar ao seu contador que pretende destinar uma parte do imposto a projetos sociais. “O contador tem um papel fundamental. Quando o seu cliente não sabe que pode ser feita uma destinação, o profissional da contabilidade deve instruí-lo”, afirma Vilmar.

Na palestra marcaram presença ainda a delegada da Receita Federal em Caldas Novas, Flaviana de Carvalho Chaves Dutra, o presidente do CMDCA, Cleydson Marques dos Santos, juntamente com a conselheira do órgão, Dayana Gonzaga da Costa, além de contadores, empresários e representantes de entidades filantrópicas.

“O evento foi muito esclarecedor e de suma importância para que a sociedade possa entender  melhor como funciona a destinação do imposto de renda ao Fundo Municipal”, conclui Dayana Gonzaga.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro