O CRC-GO marcou o dia 25 de abril com uma série de palestras em comemoração ao Dia do Profissional de Contabilidade. Mais de 100 contabilistas estiveram presentes nas palestras sobre eSocial, de José Alfredo do Prado Júnior e Sensibilizando para Mudanças: Maximizando Potenciais e Talentos, de Paulo Bento, no período da manhã.
O professor, advogado e consultor José Alfredo enfatizou que iniciativas educativas como as do CRC-GO são muito importantes porque “na área contábil, é preciso aprimorar os conhecimentos. O eSocial, por exemplo, não permite erros. Não podemos deixar que nossa rotina de trabalho certifique os nossos saberes”.
Já o palestrante Paulo Bento, presidente da Academia Brasileira de Coaching, abordou a aplicabilidade de coaching no dia a dia do trabalho, já que coaching é um processo que auxilia alcançar sonhos, metas, objetivos e propósitos. Conforme ele expôs, trata-se de um conjunto de ferramentas, modelos, técnicas específicas, claras e seguras para que a pessoa possa diminuir a possibilidade de desistência do objetivo. “Auxilia também no processo de se fazer entender. O quanto eu tenho que me preparar e me fazer necessário para merecer ganhar mais, ser melhor remunerado. No coaching partimos do princípio que quem planeja tem futuro e quem não planeja tem destino”, ressaltou.
No período da tarde, a palestra Como Reduzir a Carga Tributária na Pessoa Física foi ministrada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Raimundo Lima. Marciel discutiu sobre a possibilidade de a pessoa física adotar procedimentos que visem a redução da carga tributária. “A parceria entre o contribuinte e o contador deve existir sempre, não só na época da declaração. Por parte do contribuinte, os documentos devem estar organizados. E por parte do contador, deve haver o conhecimento da legislação”, afirmou. O professor exemplificou o caso lembrando da parte tributária de uma compra e venda de imóveis “ou venda de participação societária e, ainda do mercado de ações na Bolsa de Valores”, exemplos encontrados rotineiramente.
A última palestra foi trazida a ideia do lúdico, com o palestrante Paulo de Tarso. O professor universitário e instrutor de treinamentos falou sobre Contos, Prosas e Dados: porque nem só de contas vivem os contabilistas, desenvolvendo um mundo cômico paralelo às preocupações de todo contabilista. “Nós saímos um pouco dos questionamentos. Conversei sobre as conversas de bar que acontecem entre os contadores: problemas com clientes, honorários e até a falta de horário para atividades sociais e profissionais como esta do CRC-GO”, disse.
Além dos esforços do CRC-GO para a realização do Dia do Profissional da Contabilidade 2014, vale ressaltar a parceria dos patrocinadores Academia Brasileira de Coaching, Alterdata Software, Atlas, Domínio Sistemas, Ipog, Solut Certificação Digital, Leart Livros e Tron.
 
Veja fotos
 
Fonte: Comunicação CRC-GO 28/04/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *