O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Marciel Augusto Raimundo Lima, concedeu uma palestra no dia 25 de setembro, para os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Anicuns, com o foco sobre Planejamento Tributário.
Marciel apresentou que no Brasil existem diversos tributos exigidos das pessoas físicas e jurídicas, além de inúmeras obrigações acessórias decorrentes dos tributos, os quais devem estar sempre em dia para não haver problemas com o Fisco. “A grande quantidade de normas que regem o sistema tributário, muitas vezes complexas para a maioria dos contribuintes, dificultam as rotinas das empresas e o planejamento tributário, acarretando no recolhimento dos tributos de forma equivocada ou incorreta, gerando enormes prejuízos para uma empresa. Para que isso não ocorra é importante que as pessoas jurídicas invistam em um planejamento tributário adequado que vise a diminuição de pagamentos de tributos de forma legal, pois dessa forma conseguirá administrar melhor o ônus tributário. O planejamento tributário é imprescindível para a sobrevivência das empresas em um cenário econômico globalizado e altamente competitivo”, assegura.
A presença do conselheiro do CRC-GO no local ocorreu durante a realização da “Semana Contábil”, promovida pela instituição de ensino superior. O coordenador do curso, professor Raimundo Batista Marinho, relatou que a oportunidade foi bastante proveitosa. “Quando solicitamos o tema Planejamento Tributário, o fizemos sabendo que não existe procedimento que não seja planejado. Quisemos mostrar que mesmo o Brasil, com a sua alta carga tributária, pode ter essa taxa amenizada com planejamento”, revela, apontando que o palestrante foi claro e demonstrou conhecimento sobre o assunto.
De acordo com ele, os alunos foram bem receptivos à palestra, abrindo as portas da Instituição para novos encontros com o CRC-GO. “Nosso curso é novo e nos sentíamos um pouco sozinhos, mas agora queremos nos aproximar do Conselho”, frisa.
A Semana Contábil contou com palestras, gincana com os alunos, “além de envolver toda a sociedade com o recolhimento de alimentos e vestuário, promovendo a união do profissional com o lado social”, declara Raimundo.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO