O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, participou nos dias 25 de março e 1º de abril das sessões plenárias do Colégio de Vogais da Junta Comercial de Goiás (Juceg), onde integra o grupo como um dos vogais.

Desde que tomou posse como presidente da Juceg, Rafael Lousa tem feito convite a lideranças do meio empresarial, do setor público, autoridades políticas municipais, estaduais e federais para que participem das sessões plenárias do Colégio de Vogais. Segundo Lousa, eles devem conhecer a estrutura da Junta Comercial e participar das discussões sobre o registro mercantil. “Quero trazer prefeitos, deputados, vereadores e representantes órgãos que têm responsabilidade sobre o registro de empresas. A Juceg não está sozinha, temos muitas parcerias a realizar”, avalia o presidente da instituição.

Para o dia 25 foram convidados o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Virmondes Cruvinel, a presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços (Acieg), Helenir Queiroz, e a superintendente de licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), Gabriela de Val.

Na ocasião, as lideranças e o Colégio de Vogais discutiram as ferramentas que podem trazer inovações à abertura de negócios em Goiás.

No dia 1º, o prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio, e o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Frederico Cordeiro, também estiveram na sessão plenária de vogais da Juceg. Na pauta, a adesão do município à REDESIM, sistema que viabiliza a abertura de negócios pela internet.

Para Elione, integrar o Colégio é fundamental para conhecer de perto os anseios da classe contábil, além de aproximar ainda mais as ações do CRC-GO e da Juceg. “Já trabalhamos medidas importantes que apresentam impacto positivo no trabalho cotidiano dos Contabilistas que assessoram as empresas. Nosso objetivo no Colégio de vogais é dar continuidade ao processo de simplificação e desburocratização dos serviços prestados aos micro e pequenos empreendedores goianos, permitindo assim valorização e reconhecimento da sociedade à contabilidade”, enfatiza.

Colégio de vogais – Os vogais da Junta Comercial são indicados pelas entidades de classe de representação dos interesses dos empresários, associações e sindicatos que se reúnem todas as quartas-feiras na sede administrativa da Juceg. Cabe aos vogais compor o plenário da Junta Comercial, órgão deliberativo superior que julga recursos interpostos de decisões singulares ou colegiadas.

Os vogais também compõem as turmas, que são os órgãos deliberativos inferiores, compostas, cada uma, por três membros. As turmas de vogais são responsáveis pelo julgamento dos pedidos de constituição de sociedades anônimas, bem como o arquivamento de atas de assembleias gerais e demais atos relativos a essas sociedades, além de transformações, incorporações, fusões e cisões de sociedades empresárias. Cabe ainda às turmas de vogais decidir sobre constituições e alterações de consórcios e de grupo de sociedades. Além destas atribuições, na gestão que se inicia na Juceg, os vogais foram chamados a contribuir com ideias para a melhoria da gestão da Junta Comercial.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves, com informações Comunicação Juceg