O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, esteve reunido na manhã desta terça-feira (3) com o presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Alexandre Caixeta, e representantes empresariais de Luziânia – a delegada do CRC-GO, Shirlei de Castro Pereira, o conselheiro Lucas Tadeu Leite, o secretário de desenvolvimento econômico Marcos de Araújo Melo e o presidente da Associação Comercial (ACL), Evandro Casagrande – para tratarem sobre o atendimento e quadro efetivo do posto da Junta no município.
Atualmente, apesar da Juceg ter um posto de atendimento na cidade, os empresários encontram dificuldades em solicitar análise dos processos devido a falta de funcionário (julgador de processos), tendo, na maioria das vezes, que procurar atendimento nas cidades vizinhas Cristalina e Valparaíso, ou ainda, na capital.
Com a defasagem no quadro da Junta, os trâmites e processos realizados pela Juceg são demorados e onerosos, levando entre 60 a 90 dias para serem formalizados, o que desestimula o investimento na cidade, que além de pólo regional, tem uma população de mais de 200 mil habitantes.
De acordo com Lucas Tadeu, “a reunião foi produtiva, principalmente no sentido do direcionamento de caminhos para a resolução do problema”. Apesar da Juceg não poder se responsabilizar pelo efetivo dos postos instalados no interior do Estado, Alexandre Caixeta, afirmou que a postura da Junta é indicar que os representantes busquem parcerias com as devidas prefeituras para contratação de funcionário. “A prefeitura entendendo a demanda, nós nos responsabilizamos em oferecer treinamento e capacitação para o colaborador que prestará o atendimento”, disse.
Para Shirlei, este tipo de parceria “visa agilizar os processos, tanto para o lado empresarial quanto para o profissional contábil, uma vez que a região se encontra em constante crescimento, e por isso, a demanda aumenta a cada dia”. Marcos afirmou que “levará a propositura à prefeitura, juntamente com o projeto de integração da REDESIM, o que oferecerá maior rapidez nos processos empresariais relacionados à Junta”.
Apesar do problema enfrentado, Evandro acredita que a parceria irá possibilitar solução. Segundo ele, “além de praticidade para o empresário, é preciso incentivar a agilidade, pois a abertura de novas empresas permite a arrecadação de impostos para a cidade e geração de novos empregos”.
Elione observa que este tipo de ação que reúne as várias faces dos envolvidos no segmento permite que os “nós sejam desatados”, além de fluidez nos trabalhos. “Muitas vezes, o que os municípios precisam é de apenas um norte para resolução dos problemas”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, 04/06/2014