Na abertura da programação de palestras que visou comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade, foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO).

“Hoje também damos um passo importante quando o assunto é parceria. Este acordo visa a consolidação da cooperação científica e operacional entre as partes, com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à capacitação e ao aprimorando do trabalho de controle social entre as duas instituições. Esta parceria contará com o apoio integral das nossas comissões e comitês do CRC-GO, entre eles Terceiro Setor, Relações Públicas e Institucional e Programa de Voluntariado da Classe Contábil, o PVCC”, disse o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, durante seu pronunciamento, dirigindo-se ao procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira.

O termo assinado pelos dois dirigentes (clique aqui para ver a íntegra do documento) também tem objetivo de assessorar e capacitar contabilistas das delegacias regionais do CRC-GO, dos membros dos grupos de trabalho de controle social do MP-GO, para aprimorar o trabalho de controle social desenvolvido pelas duas instituições.

“Uma das facetas deste plano é a questão da prevenção. Neste aspecto, alguns promotores procuraram o Conselho de Contabilidade que resultou neste termo de cooperação”, afirmou Lauro Nogueira que também reforçou que esta é uma ação marcante para o desenvolvimento do trabalho do MP, que neste biênio tem foco no combate à corrupção. Segundo ele, os profissionais da contabilidade e seu conhecimento técnico serão fundamentais no assessoramento aos grupos de trabalho composto de representantes da sociedade civil, formados pelo MP em diversas cidades do Estado. “Estes grupos atuam no fortalecimento do controle social sobre o trabalho da administração pública. Outro ponto positivo desta parceria será a ajuda do CRC-GO aos grupos de trabalho na análise dos portais da transparência das prefeituras e câmaras, cuja implantação nos municípios é meta do MP-GO”, frisou Nogueira.

A presidente do CRC-AM, Edna Maria de Oliveira Dinelli, parabenizou a parceria. “Para mim foi fantástico saber que existe essa aproximação de fato e de direito entre a classe contábil e os órgãos e autoridades que estão empenhadas na transparência, no combate à corrupção, na defesa da sociedade, na administração do dinheiro público”, enfatizou. Também partilha desta opinião o presidente do CRC-MS, Ruberlei Bulgarelli. “É uma forma do contabilista atuar na área social e prestar um importante serviço à sociedade”, disse.

Acompanharam o procurador-geral os promotores Bernardo Boclin, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada; Simone Disconsi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação e Rodrigo Bolleli, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público.

Veja fotos clicando aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves