O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, se reuniu no dia 24 de março com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Enil Henrique de Souza Filho, para avaliar propostas de parceria entre as duas entidades. Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente da Ordem, Antônio Carlos Monteiro, o secretário-geral, Júlio César Meirelles, e o conselheiro Douglas Dalto Messora.

Prestação de contas eleitorais, atuação do perito contábil nos processos judiciais e o apoio da Ordem dos Advogados para o próximo Simpósio de Perícia Contábil (que ocorrerá em 2015) foram alguns dos assuntos colocados em pauta durante a reunião, como informa o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano. “A Ordem é uma instituição muito respeitada. Além de desejar sucesso a essa gestão, quero colocar o CRC-GO à disposição da OAB Goiás, principalmente para a troca de informações. Aproveitamos o momento para tratar sobre a prestação de contas eleitorais dos partidos, que a partir do próximo ano, passa a ser eletrônico e deverá estar de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Falamos, ainda, sobre a atuação do contador na função de perito contábil, sua relação com os advogados, com o judiciário e seus honorários”, declara Elione.

Segundo Enil Henrique, o estreitamento da relação entre o Conselho e a Ordem torna-se salutar para o desenvolvimento das duas profissões. “Nós, como presidentes, temos um interesse de estreitar cada vez mais esse relacionamento entre as entidades, que na verdade muito tem em comum a advocacia com a contabilidade. Podemos tratar de assuntos que são ligados entre as duas profissões, tanto o contador na parte da perícia quanto o advogado no resultado da perícia, para que se faça comprovação da sua tese no processo judicial”, explica.

Com relação à necessidade da valorização dos honorários do perito contábil, o presidente Enil afirmou que a parceria entre as duas entidades vai buscar formas de estender a valorização para toda área judiciária pertinente. “Podemos estudar juntos uma forma de conscientizar a valoração e o pagamento desses honorários tanto do perito quanto do advogado, e assim parta dos dois profissionais, e que o juiz possa se convencer e ter o arbitramento de uma forma bem mais justa pelo trabalho desenvolvido por ambos”, declara.

Sobre a prestação de contas eleitorais, o presidente da OAB ressaltou a importância de as duas profissões trocarem experiências para a boa condução do processo. “A importância do advogado eleitoral é que ele também precisa de uma orientação contábil, que evidentemente vem da parte dos contadores, e muitos deles não têm o conhecimento mais apurado, e assim também como o contador pode ter uma dificuldade para análise das Leis e das Normas regidas pelo TRE. Um vem orientar o outro naquilo que a deficiência for maior por questões diretamente ligadas pela profissão, seja pela matéria contábil ou pela matéria jurídica. Tenho certeza que por meio dessa sintonia, ambos terão mais sucesso nas áreas se houver uma união no processo judicial”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise, com informações da Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO