No dia 22 de setembro, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva e o presidente do Sindilojas, José Carlos Palma Ribeiro, estiveram reunidos com o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), José Taveira, para apresentarem o “Projeto Contribuinte do Futuro”, o qual visa zerar a alíquota do ICMS em Goiás para empresas com faturamento de até R$ 360 mil/ano e transformar o micro e pequeno empresário, por meio de técnicas e capacitação, em médio e grande porte. O projeto é uma proposta goiana semelhante ao modelo já praticado no Paraná.
Segundo José Carlos, o documento foi apresentado à Sefaz, visando o desenvolvimento através de uma parceria entre empresários, entidades de classe e governo, objetivando o crescimento das empresas, impulsionando a arrecadação do Estado. “Propomos uma mudança no relacionamento entre empresário e Sefaz, mostrando a possibilidade de integração entre um Estado moderno e de perfil arrojado, e empreendedores em um ambiente propício para implantação de novas empresas e o crescimento das existentes”, explica.
Por meio de uma parceria entre empresários, representantes classistas e a Secretaria da Fazenda, além de melhorar a arrecadação do Estado, a proposta pretende promover um crescimento às empresas participantes equivalente a três anos para cada período de um ano, e, ainda, incentivar a formalização da atividade.
“A proposta é relevante e tem efeito proporcional. Na medida que aumenta a arrecadação, cresce a geração de empregos. Ações que permitem alavancar e melhorar o desenvolvimento da economia são bem-vindas. Se já temos um modelo no Paraná que vem dando certo, não vejo motivos para não apoiarmos. Também sugiro que criemos uma conta onde possam ser contabilizados os ICMS’s que deveriam ser recolhidos, para que haja um controle do montante a ser reinvestido na própria empresa, no estoque ou ativo permanente”, enfatiza o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO