O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reuniu entre os dias 3 e 5 de dezembro os presidentes dos 27 CRCs de todo País, além de conselheiros e membros de comissões, entre eles, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva. Durante a plenária de número 1.000, os conselheiros federais Henrique Ricardo Batista e Maria Perpétua dos Santos também estiveram presentes. No evento, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, lembrou o compromisso assumido por sua gestão, de estreitar os laços com o sistema contábil brasileiro, para garantir que a profissão seja cada vez mais valorizada. “É um desafio constante. Quando assumi a atual gestão, assumi também o compromisso de adotar um olhar mais interno e trabalhar para fortalecer as relações com outras entidades, além da valorização do nosso profissional”, afirmou.

Ao longo da programação dos dias 3 e 4 de dezembro, foram debatidos diversos assuntos, como o projeto de iniciativa popular de reforma política democrática e eleições simples, quando – no mês passado – o CFC se uniu à Ordem dos Advogados do Brasil para captação de assinaturas, o calendário de atividades para 2015, Portal da Transparência, Educação Continuada, Projeto de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Exame de Suficiência, Microempreendedor Individual, Cadastro de Escritório Individual, entre outros assuntos.

Pedido do TSE – Durante a reunião, José Martonio Coelho informou que recebeu, do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes, um ofício solicitando que o Conselho Federal de Contabilidade indique um representante para acompanhar a análise das prestações de contas da presidente da República, Dilma Rousseff. Gilmar Mendes tornou-se relator das contas da presidente Dilma no mês passado. Em visita ao CFC, em agosto, Mendes já havia sinalizado que a Corte poderia acionar a classe contábil sempre que necessário, sobretudo nas questões tributárias e contábeis.

Milésima Plenária – Na manhã da sexta-feira (5), presidentes, conselheiros, ex-presidentes do CFC, e líderes de entidades sindicais participaram da realização da milésima Plenária do Conselho Federal de Contabilidade. Mais uma vez, o presidente do CFC, José Martonio, reafirmou o compromisso da classe contábil com a sociedade brasileira.

Na realização das mil reuniões Plenárias do Conselho Federal de Contabilidade, diversos profissionais presidiram o CFC. A primeira Plenária da entidade foi realizada no Edifício do Ministério do Trabalho, em 21 de agosto de 1946, sob a presidência do conselheiro Paulo Lira.

Todos os presidentes e ex-presidentes do Sistema CFC/CRCs que estiveram no evento receberam homenagem pela participação, entre eles Elione Cipriano da Silva, Luci Melita Vaz (gestão 2004/2005), Liviel Floresta (gestões 88/89 e 90/91).

Eles ressaltaram que a solenidade é rica de simbolismo e lembrou a importância da Contabilidade no País. “O CFC preserva, em suas raízes, ética e transparência para o desenvolvimento da profissão”, observaram apontando que inúmeros ilustres profissionais passaram por essas reuniões e decidiram assuntos de grande importância para o País.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves, com informações Comunicação CFC